Câmera de segurança flagra abandono de filhotes de cães no Centro de Petrópolis
Vídeo mostra mulher deixando caixa com filhotes na frente de uma loja; Animais foram levados para a Dog’s Heaven
Uma câmera de segurança flagrou o momento em que uma mulher abandonou uma caixa com cachorros em frente a uma loja no Centro de Petrópolis.
O caso foi denunciado nas redes sociais da instituição Dog’s Heaven, para onde os filhotes foram levados.
No post, a instituição chama atenção para o fato de que o abandono de animais é crime e destaca que é preciso mais políticas públicas para evitar situações como essas.
Entre as medidas, a Dog’s Heaven destaca a castração em todos os bairros da cidade e a conscientização da população.
Adoção responsável
Os filhotes, quatro fêmeas e um macho, podem ser adotados. Eles já fizeram exames de sangue e estão aptos para adoção responsável.
Foto: Divulgação Dog’s Heaven
Cachorra atropelada
Nesta semana, um caso de maus-tratos também gerou comoção nas redes sociais. Uma cadela, a Tiete, foi atropelada no Centro da Posse, no quinto distrito, e o motociclista não prestou socorro.
Foto: Divulgação
A Tiete estava amamentando e foi socorrida por Camila Rickly, estudante de Medicina Veterinária.
A estudante fez uma campanha na rede social para conseguir recursos para arcar com a internação e medicamentos, mas a Tiete não resistiu.
A cachorra morreu após sofrer uma parada cardíaca e uma parada respiratória na madrugada desta quinta-feira (23).
O dinheiro arrecadado será usado para pagar os custos da veterinária e para os filhotes, que também foram disponibilizados para adoção responsável.
Adoções e castrações
Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura disse que está fazendo feiras de adoção e campanhas de castração para conscientizar sobre o abandono e fazer o controle populacional dos animais. Mas não se posicionou sobre os casos de maus-tratos e abandono ocorridos nesta semana.
“A prefeitura, por meio da Coordenadoria de Bem Estar Animal (Cobea), vem ampliando as ações de conscientização por meio das feiras de adoção, estimulando a posse responsável. Estas ações, realizadas quinzenalmente, agora também serão levadas diretamente aos bairros – no dia 2 a equipe estará na Posse. Sobre as castrações, apenas este ano, foram realizadas 1.200 e o município trabalha para novas etapas ainda este ano”.