Connect with us

Saiba como denunciar maus-tratos de animais e como agir em caso de abandono em Petrópolis

Cidade

Saiba como denunciar maus-tratos de animais e como agir em caso de abandono em Petrópolis

COBEA e protetores de animais conscientizam e explicam o que deve ser feito ao encontrar um animal em situação de vulnerabilidade.

*Matéria atualizada em 31/10/2022 às 17h20

Protetores da causa animal de Petrópolis vêm percebendo um grande aumento no número de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade. Um motivo em comum apontado por eles foram as tragédias e a queda no poder aquisitivo dos tutores. Os constantes pedidos de ajuda em vários bairros da cidade preocupam esses voluntários que, por vezes, não têm mais condições de ajudar e questionam que haja um apoio do poder público.

Para colaborar com os protetores, a sugestão é denunciar os casos de abandono e maus tratos, que se tornaram cada vez mais frequentes, pressionando as autoridades no combate a tais atos criminosos.

Foto: Divulgação

Além da responsabilidade de tratá-los bem, a população tem papel fundamental na fiscalização e denúncia de pessoas que maltratam e abandonam os animais. Em Petrópolis, as queixas podem ser feitas por meio dos canais de atendimento da Coordenadoria de Bem-Estar Animal (COBEA):

Telefone: (24) 2291-1505

E-mail: ceaicobea@petropolis.rj.gov.br

Em 2019, a COBEA recebeu 528 denúncias e realizou 742 vistorias. Em 2020, por conta da pandemia, os números caíram até outubro do mesmo ano: há registros de 279 denúncias e 180 vistorias.

O que fazer ao encontrar um animal abandonado?

Como o município não tem um abrigo nem um atendimento veterinário públicos em casos emergenciais de maus-tratos e abandono, todo o trabalho de resgate e cuidados especiais de cães e gatos fica por conta de ONGs e entidades filantrópicas de Petrópolis. É o caso da Dog’s Heaven, que cuida de mais de 270 cachorros vítimas de tais situações.

Em 2019, cerca de 100 cães foram resgatados pela Dog’s Heaven e, só durante a pandemia, os voluntários resgataram oito ninhadas, totalizando mais de 50 filhotes, que hoje estão para adoção.

Foto Divulgação Dog’s Heaven

A maioria dos abrigos de Petrópolis está no limite da capacidade de ocupação e, por conta disso, protetores de animais aconselham que quem for fazer um resgate siga algumas orientações.

Brasil endurece punição para maus-tratos contra os animais

Em 2020, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei de autoria do deputado Fred Costa (Patriota-MG) que endurece a pena a quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos para dois a cinco anos de reclusão. Anteriormente, a legislação previa pena só de três meses a um ano de detenção.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir