Connect with us

Possibilidade do trabalho remoto faz crescer busca por imóveis em Petrópolis

Cidade

Possibilidade do trabalho remoto faz crescer busca por imóveis em Petrópolis

Especialistas observam tendência de fuga da capital, principalmente do RJ, em busca de qualidade vida em área verde e com cômodos que possam ser adaptados para o home office

Tradicional refúgio dos cariocas, principalmente no verão, Petrópolis passou a ser ainda mais visada desde o início da pandemia, mas desta vez como opção não só para passar os fins de semana, e sim para moradia. A busca por mais qualidade de vida em meio à insegurança provocada pelo novo coronavírus fez a cidade do interior se tornar ainda mais atrativa como alternativa para quem vivia na capital.

Foto Arquivo Sou Petrópolis

O grande motor dessa mudança de comportamento, segundo a corretora de imóveis Catarina Rodrigues, foi a mudança nas relações de trabalho, com a transição de muitos ofícios para a modalidade de home office ou trabalho remoto.

“Uma pesquisa realizada pelo ZAP+ mostra que mais da metade dos moradores das capitais diriam sim para deixar a vida na metrópole e migrar para o interior. No Rio, a disposição de morar em cidades como Petrópolis é de 67%”, conta a corretora.

E essa tendência só aumentou durante este um ano de pandemia. Segundo Catarina, houve crescimento na procura por imóveis na cidade de 40% comparando os primeiros meses de 2021 com o mesmo período de 2020.

A corretora conta que alguns requisitos são indispensáveis na buscas por imóveis. “As pessoas que saem das capitais buscam casas que oferecem duas características: área verde e cômodos que possam ser adaptados para home office”, disse.

Foto: Bruno Soares

Outro comportamento visto neste período foi a volta dos filhos para a casa dos pais. Este foi o caso do jornalista Rodrigo de Castro Oliveira, de 24 anos.

Ele morava em Copacabana e percebeu que ia ser complicado ficar sozinho no apartamento no Rio durante a pandemia, entregou o apartamento e voltou para Petrópolis onde mora com os pais e a irmã em um apartamento na Coronel Veiga. “Aqui tenho uma estrutura maior e acho que tomei a decisão certa”, afirma.

Foto Arquivo Pessoal Rodrigo Castro

Jornalista na Revista Época, ele conta que a mudança para o home office foi drástica e estar na casa dos pais ajuda a amenizar a exaustão de cobrir uma pandemia. “Tenho certeza que no Rio seria mais complicado. A gente teve que se reinventar bastante e caímos no cansaço principalmente com relação ao negacionismo que ronda o país”, diz.

Guto Mariano também é de Petrópolis, mas morava no Rio há 11 anos. Com a pandemia, o trabalho, como produtor de conteúdo, migrou para o home office e possibilitou a volta dele para a cidade. Ele chegou a morar com os pais por três meses e depois alugou um apartamento em Corrêas.

“Aqui tenho mais qualidade de vida. A cidade é mais tranquila, não tem aquele caos extremo do Rio. E meu custo de vida também caiu, principalmente com relação à moradia que é bem mais em conta aqui. Fico bastante tempo em casa nesse período e tem sido perfeito”, afirma.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir