Connect with us

Coronavírus: 87% dos idosos vacinados já receberam a 2ª dose do imunizante em Petrópolis

Cidade

Coronavírus: 87% dos idosos vacinados já receberam a 2ª dose do imunizante em Petrópolis

Município vai convocar pessoas que perderam o prazo. Lembrando que a aplicação da 2ª dose não requer agendamento, basta retornar ao ponto de vacinação

Com o objetivo de garantir que o maior número possível de idosos complete o ciclo de imunização contra a covid-19, recebendo a segunda dose da vacina, a Secretaria de Saúde fará a busca ativa para convocar os idosos que perderam o prazo estabelecido no dia da aplicação da primeira dose. Levantamento feito pelo Departamento de Epidemiologia mostra que quase 87% dos idosos vacinados contra o coronavírus compareceram para completar o ciclo de imunização, recebendo a segunda dose do imunizante dentro do prazo agendado pelas equipes de vacinação. Os 13% restantes, que somam 1.038 idosos (até a última quinta-feira, dia 15), serão convocados para que se apresentem ao posto de vacinação.

Foto Andreia Constâncio

Segundo o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho, a busca ativa dos idosos que não retornaram para tomar a segunda dose será feita por equipes dos PSFs. “A partir dos dados que temos no cadastro, faremos um mapeamento para localizá-los. Vamos contar com as equipes de PSFs, que buscarão esses idosos nas suas respectivas áreas”, detalha.

Levantamento feito pelo Setor de Epidemiologia aponta que, dentre os 7.933 idosos que já completaram o prazo para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, 6.895 seguiram as orientações das equipes e compareceram espontaneamente aos pontos de vacinação para receber a segunda dose do imunizante, considerando os dados registrados até o último dia 15.

Neste momento, a campanha segue acontecendo para idosos a partir de 66 anos em dez pontos de vacinação. A ampliação da imunização para outras faixas etárias só vai acontecer conforme o recebimento de novas remessas do imunizante.

Não é necessário fazer o cadastramento para receber a segunda dose da vacina

A Secretaria de Saúde lembra que, para a aplicação da segunda dose, não é necessário o preenchimento de cadastro. “Um percentual grande de idosos está seguindo as orientações e retornando para receber a segunda dose. Importante lembrar que neste caso, não é preciso estar cadastrado. O agendamento é feito no dia de aplicação da primeira dose e anotado no cartão de vacinação. Basta que o idoso consulte o cartão de vacinação e retorne na data marcada ao ponto onde recebeu a primeira dose da vacina”, destaca o secretário de Saúde.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir