Connect with us

Hospitais públicos e privados de Petrópolis continuam com alto índice de internações por Covid-19

Cidade

Hospitais públicos e privados de Petrópolis continuam com alto índice de internações por Covid-19

Cidade registra média de mais de 6 mortes por dia pela doença. Abril já tem mais da metade do número de vítimas por Covid-19 se comparado ao mês de março, que bateu recorde de mortes desde o início da pandemia

A alta taxa de ocupação de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Petrópolis divulgada nesta segunda-feira (19) mostra que as medidas restritivas adotadas no início deste mês na cidade não foram suficientes para conter a disseminação do novo coronavírus.

Foto Divulgação

Hospitais públicos e particulares continuam registrando altos índices de internações. E o número de óbitos pela doença registrados neste mês já é mais do que a metade do que o registrado em todo o mês de março, segundo dados do painel de monitoramento divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Foram 117 mortes em 18 dias, ou seja, uma média de mais de 6 óbitos por dia pela doença no município só em abril. Em todo o mês de março, que contabilizou o maior número de mortes desde o início da pandemia, foram 177.

Neste momento há 315 pacientes internados em leitos de Covid-19 em Petrópolis. A ocupação na UTI do SUS é de 83,87% e em leitos clínicos é de 66,14%, ainda de acordo com informações do Painel de Monitoramento Covid-19 atualizadas nesta segunda (19).

Segundo Carlos Machado, coordenador do Observatório Covid-19 da Fiocruz, a taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 83% é considerada alta e exige prudência.

De acordo com ele, neste caso deve ser acompanhada a evolução das taxas de transmissão, casos e óbitos, que devem estar em queda.

Hospitais particulares

Nos hospitais particulares, como o SMH, a ocupação é de 100% de leitos de UTI para covid-19. Já para leitos clínicos, o total é de 70%. A unidade informa que houve uma “leve queda na procura por atendimento por parte de pacientes com sintomas respiratórios em relação à primeira quinzena de abril”.

O Hospital Unimed informou nesta segunda que a taxa de ocupação de internação para covid-19 está em 83% para leitos de UTI e 91% para leitos clínicos.

Aumento de internações no Hospital Santa Teresa

Já o Hospital Santa Teresa teve aumento de mais de 30% no número total de internações se compararmos os dados enviados pelo hospital nesta segunda (19) com os enviados no dia 18 de março deste ano.

Em 18 de março, o número de internados era 43, sendo 13 em leitos de UTI e 30 em leitos clínicos. Um mês depois e o HST tem 64 pacientes internados, sendo 28 em UTI e 36 em leitos clínicos.

Desde 27 de março, a unidade informa que a média de atendimentos por dia de pacientes com sintomas respiratórios se mantém em 95,4.

Faltam médicos

Na quinta-feira (15), um paciente que preferiu não se identificar contou que esteve no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) pela manhã, pegou a senha para atendimento, assim como outras pessoas que estavam na fila, e depois foi informado que não havia médico. Ele estava com suspeita de covid-19 e precisou ir para a UPA Cascatinha onde foi atendido.

A Sou Petrópolis questionou a Prefeitura sobre a falta de médicos nas unidades. Nesta segunda (19), o município informou que está com dificuldades para completar os plantões semanais, mas que outras cidades também vem registrando o problema em função do aumento da demanda por médicos e demais profissionais de saúde durante a pandemia.

Além disso, a Prefeitura disse que três médicos pediram dispensa dos plantões no HMNSE nas últimas semanas porque foram convocados para residência médica.

O município disse ainda que reajustou os valores pagos pelo plantão e está cobrando do Sehac, responsável pela administração das UPAS, bem como aos responsáveis pelas unidades pactuadas, empenho para a regularização dos quadros de profissionais.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir