Connect with us

‘Observatório Covid-19’ da UNIFASE/FMP vai analisar dados para buscar enfrentamento à doença em Petrópolis

Cidade

‘Observatório Covid-19’ da UNIFASE/FMP vai analisar dados para buscar enfrentamento à doença em Petrópolis

Iniciativa reúne especialistas de diferentes áreas para analisar informações coletadas desde o início da pandemia em Petrópolis. Cidade registrou 852 mortes desde março do ano passado. Só neste mês de abril foram 108 até agora.

Um dos projetos de pesquisa do Observatório Covid-19 já está em fase de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFASE/FMP. O objetivo dos pesquisadores é analisar dados já existentes para buscar o enfrentamento à doença em Petrópolis.

O Observatório Covid-19 foi lançado no início deste mês e tem foco no tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão.

Desde março de 2020, a universidade notifica e monitora famílias com suspeita de Covid-19 e são esses dados que devem ser avaliados neste primeiro momento, segundo a universidade.

Foto Reprodução/Petrópolis em Cena

Petrópolis já registrou 852 mortes pela doença. Só neste mês de abril já foram 108. Segundo boletim da Secretaria de Saúde divulgado no sábado (17), a ocupação em leitos clínicos é de 66,14% e em leitos de UTI: 89,52%.

A pesquisa

Segundo a UNIFASE, o projeto de pesquisa, que está em fase de aprovação, envolve dois movimentos de investigação.

O primeiro é a análise dos dados de monitoramento das Unidades de Saúde da Família (Boa Vista, Estrada da Saudade, Nova Cascatinha, Madame Machado e Fagundes), geridas pela Universidade.

Já o segundo é o mapeamento das iniciativas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela instituição. Nesta etapa, o objetivo é ter uma visão mais precisa das iniciativas desenvolvidas pelos professores, alunos e funcionários da instituição neste período.

“Olhando para os nossos territórios, vamos ver quais são os problemas mais significativos que precisam ser enfrentados e quais ações já fazemos ou precisamos fazer”, informou a Universidade por meio de nota enviada à Sou Petrópolis.

Quem participa do Observatório Covid-19?

A iniciativa é composta por um comitê gestor que possui profissionais de diferentes áreas da Unifase/FMP, como Administração, Saúde Coletiva, Política, Planejamento e Gestão, Administração Hospitalar, Epidemiologia, Políticas Públicas, Enfermagem, Educação, Antropologia, Medicina, Medicina de Família, Nutrição.

Atividades poderão ser integradas com outros setores e alunos

A universidade diz que poderá haver, ao longo do desenvolvimento das pesquisas, articulações com outras organizações, empresas e poder público e disse também que, em breve serão lançados editais de iniciação científica para que os alunos também possam atuar nas ações do Observatório Covid-19.

Inclusive o lançamento do Observatório Covid-19 contou com uma live com o tema: “Covid-19 em Petrópolis: como estamos enfrentando a maior crise sanitária do século XXI” com participação da Fabíola Heck, enfermeira da Superintendência de Planejamento e Apoio à Gestão da cidade.

Divulgação de informações

A expectativa da universidade é começar a divulgar as informações reveladas pela pesquisa em junho, dependendo da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFASE/FMP.

Outras pesquisas

No site da Universidade também é possível encontrar pesquisas relacionadas à temática do novo coronavírus, como: “Uso de Práticas Integrativas e Complementares no contexto da Covid-19 (PICCOVID) e “Distanciamento social decorrente da COVID-19: Avaliação dos hábitos de vida, perfil alimentar e de saúde dos funcionários de uma instituição de ensino superior de Petrópolis – RJ”.  O material pode ser consultado clicando aqui.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir