Connect with us

Decreto que autoriza reabertura da sede do PARNASO em Petrópolis será publicado esta semana

Cidade

Decreto que autoriza reabertura da sede do PARNASO em Petrópolis será publicado esta semana

Visitantes deverão seguir protocolos de segurança contra a Covid-19.

Após dez meses com os portões fechados, a Prefeitura de Petrópolis informou que o decreto que autoriza a reabertura do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), junto com a nota técnica da Vigilância Sanitária, serão publicados ainda esta semana. O município não informou, no entanto, quando o parque reabre para visitação do público.

Foto Instagram @loucosporviagem

As sedes de Teresópolis e Guapimirim já estão funcionando desde o fim do ano passado, mediante o cumprimento de normas operacionais, sanitárias e sociais, que visam prevenir o contágio do novo coronavírus. Entre as regras gerais, elaboradas pelo PARNASO, que também devem ser seguidas na sede do Bonfim, em Petrópolis, estão:

  • O uso de máscara de proteção;
  • O distanciamento mínimo de 5 metros quando em deslocamento na trilha;
  • Descartar adequadamente fora do Parque todo o resíduo produzido durante a visita;
  • A utilização de equipamentos individuais exclusivos para a prática de montanhismo, escalada, rapel e demais esportes verticais;
  • A utilização de tubo para acondicionamento de dejetos, em caso de necessidade, dada a indisponibilidade de banheiros.

Segundo informações do voluntariado de monitoramento do PARNASO, a diretoria do parque prevê reabertura primeiro da parte baixa do parque e, posteriormente, da parte alta.

Para o voluntário do parque, André Carlos de Vasconcellos, a reabertura significa uma grande conquista, não só para os guias de ecoturismo, como para a população que busca na natureza uma válvula de escape em tempos difíceis. “A volta do PARNASO vai atender os petropolitanos e turistas que buscam uma opção de lazer ao ar livre nesse período de pandemia, além de ‘desafogar’ as outras cachoeiras da cidade que estão ficando lotadas final de semana”, comenta.

Sobre o PARNASO

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais.

Criado em 30 de novembro de 1939, o PARNASO é o terceiro parque mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasileiras. (Conheça um pouco mais da história do parque)

É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.

Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.

Foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir