Connect with us

Ex-jogador do Serrano da década de 50 faz 90 anos com direito à surpresa da família e homenagem do clube

Cidade

Ex-jogador do Serrano da década de 50 faz 90 anos com direito à surpresa da família e homenagem do clube

A velocidade que ele tinha em campo já não é mais a mesma e os cabelos castanhos estão cada vez mais grisalhos. Mas para Juarez Tostes, de 90 anos, tem coisas que nem o tempo é capaz de apagar, como a paixão pelo Serrano Futebol Clube.

Foto Arquivos família Tostes

Craque do time de Petrópolis na década de 50, “Seu Juca”, como é carinhosamente chamado por amigos e parentes, foi surpreendido no último sábado (05), em seu aniversário de 90 anos de idade.

Se dependesse da saúde e da disposição dele, a festa seria um grande evento com muito forró e “rastapé”, mas, por conta da pandemia, a comemoração precisou ser adaptada e feita na segurança de casa.

Ainda assim, a família não queria passar a data em branco. Pensando no que iria surpreender o ex-ponta esquerda do Leão da Serra, o tema escolhido para a festa não poderia ser outro senão o Serrano FC. “Fiquei muito feliz com a homenagem, não esperava mesmo”, comentou.

Foto Arquivos família Tostes

Com direito a fotos de antigamente, camisa oficial do time e até noite de autógrafos para os netos e o bisneto, a família Tostes apostou na criatividade e o resultado não podia ser melhor, como conta a filha, Joseane Paiva:

“Todos os anos buscamos um tema diferente para celebrar o dia dele, e esse ano, vivendo esse paradoxo da pandemia onde nos sentimos ameaçados e culpados em comemorar por diversas razões, do outro lado, tinha o meu pai, fazendo 90 com saúde, vitalidade e disposição! Como não celebrar? Claro que com total cautela, seguindo protocolos. Uma ideia de última hora, mas a melhor de todas”.

Mais do que viajar 60 anos no tempo, Juarez ainda recebeu o carinho do próprio Serrano FC, que fez uma homenagem para ele nas redes sociais:

Imagina comemorar 90 anos e ganhar de presente o manto oficial? O Serranista Juarez Tostes, que defendeu as nossas cores na década de 50, teve essa surpresa da família, posou para a foto orgulhoso e é claro que não poderíamos estar de fora dessa homenagem! Obrigado por nos deixarem fazer parte deste momento tão especial!

Diferente de hoje em dia que o futebol, muitas vezes, representa glamour, avanço e modernidade, quando Juarez pisou no campo do Serrano pela primeira vez, aos 17 anos de idade, o esporte era um refúgio da rotina pesada de trabalho.

Nascido em família humilde e vendo a necessidade de ajudar a mãe, que se tornou viúva jovem e tinha mais cinco filhos além de Juarez, o trabalho passou a fazer parte de sua vida já aos 15 anos, embora a paixão estivesse nos campos de futebol. Pelo Serrano, Juarez já ganhou títulos e até um troféu de melhor jogador, que ele lembra até hoje com muito carinho.

Time do Serrano FC da década de 60. Em destaque, Juarez Tostes – Foto Arquivos família Tostes

Em campo, ele era “turrão”, mesmo com seus 1,55 metros de altura. Hoje, aposentado das chuteiras há 57 anos, ele deixa para brigar só quando está vendo o jogo da Seleção Brasileira ou jogando “buraco” com a esposa e companheira Anália Borges e com a família. Porque o resto do tempo ele passa mais preocupado em viver, contar histórias de antigamente, e, quando o assunto é futebol, o coração enche de orgulho ao falar dos tempos que defendia a camisa do Leão da Serra.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir