Connect with us

Prefeitura pede ao Governo Federal prioridade no envio das doses da vacina contra a Covid-19

Cidade

Prefeitura pede ao Governo Federal prioridade no envio das doses da vacina contra a Covid-19

Ofício encaminhado à União solicita especial atenção à cidade de Petrópolis devido ao elevado número de idosos no município

O município enviou nesta sexta-feira (04/12) um ofício ao Governo Federal pedindo atenção especial, por parte do Ministério da Saúde, no envio das doses da vacina contra o novo coronavírus à cidade de Petrópolis. O documento apresenta dados que demonstram que o município foi apontado como um dos melhores do país para envelhecer.

Foto: Henry Kappaun

78% dos óbitos por Covid-19 em Petrópolis têm acima de 60 anos de idade

Segundo números da Coordenadoria Municipal do Programa Saúde do Idoso, Petrópolis conta, hoje, com mais de 52 mil idosos, dos quais 180 com idade superior aos 100 anos. O ofício tomou como base, também, recentes relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS), e do próprio Ministério da Saúde, afirmando que idosos costumam ser mais vulneráveis às doenças infectocontagiosas, sendo caracterizados, portanto, como grupo de risco.

Acompanhando a média nacional, a maioria das pessoas que vieram a óbito em Petrópolis é idoso. Dos 310 registros de mortes até hoje (04/12) com confirmação da Covid-19, 242 pacientes tinham mais de 60 anos de idade e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 98% apresentavam comorbidades, principalmente diabetes e hipertensão arterial.

Ampliação das medidas de combate à Covid-19

Na manhã desta quinta-feira (03/12), a prefeitura já havia anunciado o início do planejamento para a vacinação no município e a ampliação das medidas de combate à Covid-19. As ações têm como objetivo manter a cidade segura e diminuir os recentes índices de internação provocados pela doença. Na tarde desta sexta-feira, mais cadeiras foram colocadas nos pontos de apoio do Centro e Itaipava. Além disso, ambos os pontos já contam com mais tendas para melhor acolher ao elevado número de pessoas que buscam auxílio. Além da ampliação da testagem em massa em pontos fixos e de casa em casa, exames de PCR (SWAB) poderão ser realizados em mais quatro unidades de saúde já na próxima semana: Itamarati, Pedro do Rio, Quitandinha e Retiro.

Foto: Henry Kappaun

A prefeitura ampliou, ainda, as ações de conscientização da população através de carros de som em ruas e bairros da cidade. Ações de desinfecção de ruas e locais públicos também serão estendidas a todos os pontos de grande circulação de pessoas no município. Nas garagens, ônibus estão sendo rigorosamente higienizados pelas equipes de saúde. Nesta sexta-feira (04/12) serão intensificadas, também, as ações de fiscalização da SSOP, Vigilância Sanitária e Procon contra as constantes aglomerações no Centro da cidade.

Prefeito desmente fake news sobre fechamento do comércio no município

Na manhã desta sexta-feira (04/12), o prefeito Bernardo Rossi se pronunciou através de suas redes sociais para desmentir nova fake news. Segundo a notícia falsa, a prefeitura decretaria o fechamento total do comércio já a partir da próxima segunda-feira devido ao aumento do número de casos suspeitos e confirmados da Covid-19 na cidade. Em vídeo, o prefeito afirmou se tratar de decisões que haviam sido tomadas ainda no início da pandemia com o objetivo de proteger a cidade.

“Já perdi a noção de quantas vezes precisei desmentir as fake news. Novamente estão usando um vídeo antigo, do início da pandemia, com a notícia sobre o fechamento do comércio. Quero dizer que esse vídeo é mentira. Foram medidas tomadas no início da pandemia para proteger a cidade e que não fazem parte do atual cenário de Petrópolis. Vocês têm acompanhado todas as ações que temos realizado para proteger a cidade. É muita covardia espalhar uma notícia mentirosa a respeito do fechamento do comércio, principalmente com a proximidade do Natal neste mês de dezembro. Fake news é crime”, afirmou o prefeito.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir