Connect with us

Coronavírus: taxa de ocupação dos leitos clínicos do SUS sobe de 11% para 64% em um mês em Petrópolis

Cidade

Coronavírus: taxa de ocupação dos leitos clínicos do SUS sobe de 11% para 64% em um mês em Petrópolis

Apesar do aumento nas taxas da Covid-19 no município, prefeitura esclarece que não existe possibilidade de lockdown neste momento.

No dia 1º de novembro o boletim da Covid-19 registrava que a taxa de ocupação dos leitos clínicos do SUS era de 11,11%. Um mês depois, esse número subiu para 64,81%. Essa é a segunda maior taxa de ocupação desde junho deste ano, sendo que a primeira foi registrada no último domingo (66,67%).

Foto: Flávio Dutra/JU, via https://www.ufrgs.br/

De acordo com o médico infectologista Luis Arnaldo Magdalena, o aumento expressivo de internações no final do mês de novembro é consequência da crescente circulação do vírus na cidade. “Está tendo uma grande quantidade de pacientes sintomáticos. Isso aumenta a circulação do vírus em nosso meio e aumenta a taxa de transmissão, então quanto mais pessoas infectadas, maior a taxa de transmissão e, consequentemente, maior o número de internações”, explica.

Desde o início da pandemia, 9.382 pessoas testaram positivo para a Covid-19 e 745 exames ainda estão em análise, entre PCR e testes rápidos. Nesta segunda-feira (20/11), 85 pacientes estavam internados na rede pública e privada. No SUS, o município registrou 64,81% dos leitos clínicos e 30% de UTI ocupados com pacientes infectados com coronavírus.

Ao todo, 304 pessoas vieram a óbito com confirmação da Covid-19 e 7.806 já estão recuperados.

Prefeitura descarta lockdown neste momento

Apesar da crescente nas taxas de internação e confirmação da Covid-19, a prefeitura esclarece que não existe possibilidade de lockdown neste momento no município. Para que ocorra a ação, alguns critérios técnicos da saúde devem ser observados, como a superlotação das Unidades de Terapia Intensiva. A prefeitura afirma, ainda, que nenhuma ação relativa à flexibilização irá retroagir.

“Tivemos um aumento expressivo na quantidade de casos suspeitos e confirmados na cidade na última semana. Muitas pessoas deixaram de cumprir as regras de proteção. Por mais que façamos a nossa parte com as testagens em massa, as fiscalizações e as ações de conscientização, precisamos de ajuda da população. Medidas como o distanciamento social e o uso de máscaras precisam ser continuadas para que consigamos manter nossos índices controlados na cidade. Temos visto muitas pessoas sem máscaras na cidade e, aos finais de semana, a parte jovem da população tem se aglomerado em bares e nas ruas, levando o vírus para dentro de suas casas em seguida”, explica a Secretária de Saúde Fabíola Heck.

Foto Divulgação

Os leitos em Petrópolis hoje são divididos entre os destinados a pacientes com Covid-19, e os voltados a outras enfermidades. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Petrópolis conta com 186 leitos: 114 dedicados ao coronavírus e outros 72 destinados às demais complicações.

Melhor forma de controle da doença continua sendo a prevenção

Ainda sem vacina ou remédio cientificamente comprovado eficaz para o tratamento da Covid-19, as medidas preventivas continuam sendo a melhor arma no combate à doença.

“As principais recomendações continuam valendo, então como temos observado uma alta circulação do vírus no município e no Brasil de forma geral as recomendações são evitar aglomerações, fazer o uso da máscara sempre, manter a higiene com álcool em gel e sabão e evitar o contato com pessoas sintomáticas respiratórias. Essas são as principais medidas para frear a ascensão no número de casos em nosso município”, finaliza o especialista Dr. Luis Arnaldo Magdalena.

Prefeitura aposta na testagem em massa para controlar a Covid-19

Já foram realizados 80.364 testes na cidade, entre PCR e testes rápidos, e a prefeitura aposta na testagem em massa para controlar uma possível segunda onda da doença em Petrópolis.

Os profissionais de saúde estão se dividindo em equipes fixas e móveis, que se deslocam até a residência das pessoas oferecendo teste rápido. Nesta terça-feira, as ações acontecem com os lojistas da Rua Teresa e na Estrada da Saudade, no Felix.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir