Connect with us

Com o Natal Imperial suspenso, Petrópolis não deve ter evento comemorativo e iluminação de fim de ano

Cidade

Com o Natal Imperial suspenso, Petrópolis não deve ter evento comemorativo e iluminação de fim de ano

Prazo de licitação da programação e iluminação do evento já foi perdido, mas prefeitura diz estar estudando todas as opções.

Considerado o segundo maior evento de Petrópolis — atrás apenas da Bauernfest —, esse ano tudo indica que não haverá Natal Imperial em Petrópolis. De acordo com a prefeitura e seguindo os protocolos sanitários, todos os eventos com grandes aglomerações estão suspensos no município.

“Todos os grandes eventos com aglomeração estão suspensos no município e sem previsão de retomada, o que inclui o Natal Imperial”, disse, em nota, a assessoria da prefeitura.

Foto Bruno Magiotta

Até o momento não foi aberta a licitação para a programação e iluminação do Natal Imperial, que começaria dia 13 de novembro se não fosse a pandemia. Conforme obriga o decreto municipal 7.790/19, a execução do procedimento licitatório deveria ter acontecido com pelo menos dois meses de antecedência do evento.

Esse ano, por conta das medidas preventivas da Covid-19, a prefeitura disse estar estudando todas as possibilidades, inclusive de um novo formato do Natal Imperial, baseadas nas notas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde.

Turismo lamenta a falta de programação cultural e iluminação do Natal Imperial

Em 60 dias de festa ano passado, o evento atraiu mais de 470 mil visitantes para Petrópolis, movimentando R$ 315 milhões da economia da cidade. Para o presidente do Petrópolis Conventions & Visitors Bureau (PCVB), Samir El Ghaoui, a ausência do Natal Imperial pode implicar grande perda para o Turismo e para os petropolitanos.

“Lamentamos bastante caso não haja Natal Imperial esse ano. Entendemos a questão da programação cultural em um ano atípico como esse, mas  a parte da decoração e iluminação deixam um vazio muito grande no setor do Turismo como um todo. Porque contávamos com ela para ajudar a rede hoteleira, a rede gastronômica, o comércio e os prestadores de serviços. Precisamos seguir em frente — a exemplo de outras cidades turísticas do Brasil, como Gramado — para que as pessoas voltem a acreditar no Turismo de Petrópolis e o setor volte a manter a empregabilidade.

Flexibilização dos eventos

Em Petrópolis, a flexibilização dos eventos aconteceu em três etapas: liberação de apresentações culturais; eventos corporativos; e, por último, casamentos e aniversários. Todos os decretos exigem que regras de funcionamento, como uso obrigatório de máscara e lotação máxima de 50%, sejam seguidas.

“Cada fase segue um protocolo de segurança e prevenção ao coronavírus elaborado pela Vigilância Sanitária, com a colaboração dos responsáveis por cada setor”, ressalta a assessoria de comunicação da Prefeitura de Petrópolis.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir