Atrativos turísticos poderão reabrir a partir do dia 08 de outubro em Petrópolis
Após seis meses de portas fechadas, os atrativos turísticos de Petrópolis agora já têm data para reabrir: a partir do dia 08 de outubro, de acordo com uma nota enviada à imprensa nesta sexta-feira (02).
Segundo o município, a Secretaria de Saúde, com o apoio de infectologistas, segue acompanhando a curva de contaminação da Covid-19. E as flexibilizações estão condicionadas à taxa de ocupação dos leitos hospitalares na cidade. Caso o número aumente e chegue a 80%, a prefeitura poderá regredir nas decisões, não descartando, inclusive, um possível lockdown.
Foto: Arquivos Sou Petrópolis
Barreiras sanitárias continuam operando, mesmo com a flexibilização
Apesar da flexibilização, que favorece o Turismo da cidade, a prefeitura informou que as barreiras sanitárias continuam operando com os mesmos critérios. Ou seja, apenas turistas que fiquem hospedados na casa de algum morador da cidade (mediante apresentação de comprovante de residência), em hotéis e pousadas (mediante comprovante de reserva) ou compradores dos polos de moda de Petrópolis (apresentando o ticket de aceso) serão liberados nas barreiras sanitárias.
Foto Arquivos Sou Petrópolis
“A flexibilização vem sendo feita com responsabilidade pelo governo municipal, sempre embasado nas notas técnicas da Secretária de Saúde e da Vigilância Sanitária para a segurança e proteção dos petropolitanos. Apesar da liberação, não haverá flexibilização dos controles sanitários nas entradas da cidade, permanecendo os decretos atuais”, disse, em nota
Protocolos sanitários
No caso dos atrativos turísticos, assim como as demais atividades já flexibilizadas, as instituições também deverão seguir um protocolo, autorizado pela vigilância sanitária, como a organização da fila, respeitando o espaçamento de 1,5 m; a utilização de máscaras tanto para os visitantes, quanto para os funcionários; disponibilização de álcool em gel; limpeza constante; entre outras. Além disso, em espaços fechados deverão ser limitados a 50% o acesso dos visitantes. Os restaurantes e lanchonetes também precisam seguir as regras, ou seja, devem cumprir uma série de regras sanitárias para garantir a higienização dos estabelecimentos e normas de atendimento, como distanciamento entre clientes e mesas, redução da capacidade de atendimento, entre outras.
Veja também:
- Coronavírus: o que saber antes de vir a Petrópolis?
- Coronavírus: saiba o que está aberto e o que está fechado em Petrópolis
- Guias de turismo criam roteiros de ‘walking tour’ no Centro Histórico de Petrópolis
- Roteiro de Nogueira: uma tarde aconchegante nesse bairro de Petrópolis
- Roteiro fotográfico: confira lugares para fazer fotos incríveis em Petrópolis
- Roteiro de um dia: o que fazer e onde comer no bairro Quitandinha, em Petrópolis
- 15 museus para conhecer em Petrópolis após a quarentena
- 20 lugares para conhecer em Petrópolis quando tudo passar
- 20 restaurantes em Petrópolis que oferecem mesas ao ar livre