Connect with us

Dupla de amigos registra trilhas de Petrópolis em pinturas e busca transformá-las em livro

Cidade

Dupla de amigos registra trilhas de Petrópolis em pinturas e busca transformá-las em livro

Para isso, os amigos criaram uma vakinha online, que será recompensada com presentes para quem contribuir.

Enaltecer a natureza exuberante de Petrópolis através da arte. Assim podemos descrever o projeto de dois petropolitanos, que sob os olhares da pintura e fotografia experimental, vêm registrando paisagens das trilhas de Petrópolis em pinturas inspiradas na Missão Artística Francesa, famosa no Brasil no início do século XIX.

Foto Arquivo Pessoal Pedro Neves

O pintor, gravurista e tatuador, Pedro Neves, e o fotógrafo João Saidler, já percorreram algumas trilhas da cidade em busca de cenários fascinantes, e o objetivo agora é finalizar o registro de todas as trilhas de Petrópolis e catalogar o conteúdo em um livro: “Nós estamos, da mesma forma, querendo registrar a Petrópolis de hoje e ainda incentivar, através da nossa arte, as pessoas a fazerem trilhas”, afirma Pedro.

Foto Arquivo Pessoal Pedro Neves

Inspiração dos tempos do Imperador

Se a ideia é registrar as belezas naturais da cidade que encantou D. Pedro II, nada melhor do que utilizar o movimento artístico responsável por retratar o Brasil da época. “Hoje, eu e o João pensamos em uma Missão Francesa 2.0, sem franceses e com o uso de drone. Na nossa versão eu faço pinturas e gravuras como as da época, porém sem maquiagem da realidade, somente com o interesse artístico”, garante.

Todo o trabalho artístico das pinturas vem sendo registrado pela câmera analógica do fotógrafo João, construída por ele mesmo usando materiais reciclados. A sua câmera e o seu processo de revelação remontam o mesmo modo o qual Dom Pedro II praticava antigamente.

Foto: João Saidler

Projeto para além da arte

O desejo de atingir as pessoas com o projeto é também uma forma de levar informações sobre as trilhas de Petrópolis para o público. Todo o conteúdo produzido deve ser transformado em livro, site, vídeos para o Youtube e QR Code impresso para disponibilizar no início de cada trilha, com informações úteis para quem estiver iniciando cada percurso.

“A nossa ideia é bem grande, queremos fazer um vídeo explicativo de como chegar em cada trilha sem perigos, desenhando mapas e exemplificando caminhos e os possíveis perigos. Queremos construir um site onde as pessoas possam acessar essas informações antes de entrarem numa trilha e assim se sentirem seguras. Tudo isso formará um canal no YouTube e ao final do Projeto um livro contendo tudo isso: história, lendas e mitos, saúde e muita, muita arte ilustrando tudo isso!”, explica.

Foto: João Saidler

Foto Arquivo Pessoal Pedro Neves

Como contribuir

Por mais que o projeto esteja encaminhado e repleto de ideias, ainda assim é necessário um custo financeiro para levar o sonho da dupla adiante, que agora procura por patrocinadores. Pedro afirma que está disposto a concretizar todo o projeto no mais baixo custo possível: “Nossos gastos não são dos maiores, precisamos pagar gasolina, alimentação, material artístico, alguém para nos guiar em algumas das trilhas e o maior dos gastos, alguém para filmar e editar tudo isso.”

Para isso, a dupla criou uma vakinha online, que será recompensada com presentes para quem optar por ajudar. “Para todos que participarem no valor mínimo, nós iremos presentear com um cartão postal com nossas artes. Para outros valores, distribuiremos prêmios maiores, como gravuras, camisas e retratos retroiluminadas”, explica.

A Vakinha pode ser acessada clicando aqui.

Para acompanhar o projeto, basta acessar a página no Instagram @tatui.art.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir