Connect with us

Arte e moda: jovens petropolitanas criam marca de roupas feitas com pinturas à mão

Cidade

Arte e moda: jovens petropolitanas criam marca de roupas feitas com pinturas à mão

O objetivo da Avesso é transformar roupas em arte e produzir peças exclusivas que transmitam a individualidade de cada pessoa.

Quem vê a idade delas não imagina como essas jovens moradoras da comunidade 24 de Maio, em Petrópolis, conseguiram resignificar o conceito da moda e criar uma marca inovadora e independente. Na prática não foi fácil, mas a resposta é simples: com muito talento e determinação. Amigas desde a infância, Anna Clara Bernardo e Gabrielle Alves, de 20 anos, hoje são sócias e fundadoras da Avesso, uma empresa feita só por mulheres e com o objetivo de transformar roupas em arte através de pinturas feitas à mão.

Foto Divulgação Avesso

Separadas na maternidade por apenas oito dias do nascimento de uma para outra, Anna e Gabi também dividem — além da idade — o gosto pela moda alternativa, que foge dos padrões da estética. E é aí que o caminho empreendedor das duas amigas começou a se cruzar.

“Desde muito novas nós sempre tivemos um estilo de nos vestir muito próprio. Então começamos a buscar peças em brechós, tanto como um modo de fugir da produção de descarte veloz da fast fashion, quanto como uma alternativa ao nosso alcance financeiro. Foi aí que começamos a customizar nossas roupas”, contou Anna Clara à Sou Petrópolis.

Foto Divulgação Avesso

Amantes da arte e da moda, elas viram naquele hobby uma oportunidade de transformar o talento de produzir suas próprias roupas em um negócio rentável. E mais do que isso: elas queriam transmitir a mensagem de que as pessoas não precisam seguir os padrões impostos pela mídia para estarem na moda. Na Avesso o estilo é uma forma de expressão que transmite ao mundo a individualidade de cada um.

“Somos artistas pretas que, assim como a maioria dos jovens negros, cresceu cercado de propagandas, filmes, músicas que não nos representavam. Queremos com a nossa marca mostrar que a representatividade na moda não é somente se ver em uma roupa, é se enxergar na sociedade e saber que aquele produto também foi feito pensando em você”, explicam as jovens empreendedoras.

Foto Divulgação Avesso

A escolha do nome não poderia traduzir melhor o que Anna e Gabi esperam com a marca. “Avesso é olhar através de outra perspectiva, ser diferente em um mundo tão padrão. É repensar, se desconstruir, destoar. Ser o avesso do que esperam que você seja e entender que não se encaixar nos padrões é o que te torna único”, completam.

Mas como funciona a produção e como encomendar uma peça exclusiva na Avesso?

Desde a garimpagem em brechós ao corte e à pintura, toda a produção é feita artesanalmente por mulheres e familiares das fundadoras da marca. “A gente trabalha com uma equipe totalmente formada por mulheres e familiares. E nos preocupamos com uma produção justa e transparente, que envolve toda equipe no desenvolvimento de cada peça. A gente também acredita que um produto feito à mão assume uma identidade singular e que em seu resultado final sempre tem sentimento e uma história contada e transmitida a quem recebe”, explica Anna Clara.

Foto Divulgação Avesso

Existem três formas de obter uma peça da Avesso: o cliente pode encomendar uma peça com a arte que desejar, basta mandar a ideia e a criação é por conta delas; ele pode mandar uma peça do seu próprio guarda-roupa para ser customizada; e por último, também tem a opção de comprar alguma das peças exclusivas da marca disponíveis para pronta entrega.

Foto Divulgação Avesso

“Por ser um trabalho feito à mão, cada peça tem um tempo específico de acordo com a complexidade da arte escolhida, considerando o tempo de costura e/ou tingimento da peça, se for o caso, podemos estimar um tempo de dois a três dias para uma arte com pouco detalhamento e de três a cinco dias para uma de mais complexa”, contam.

As encomendas podem ser feitas pela loja online do Instagram @avesso.store.

Da comunidade 24 de Maio para o mundo

Desde o corte e costura até as pinturas, todo o processo de criação é feito na comunidade 24 de Maio, onde a Avesso nasceu. “Criar uma marca onde moramos é uma forma de reafirmar cada dia mais que na favela tem muita cultura, tem muita gente criativa que faz trabalhos incríveis, só precisamos de oportunidade”, comenta Anna Clara.

Foto Divulgação Avesso

Para o futuro, as jovens petropolitanas sonham em abrir um ateliê para expor as peças exclusivas e oferecer oficinas e workshop voltados para moda e arte. “Com essas oficinas poderíamos ensinar técnicas de customização, técnica tie dye, modelismo e até mesmo ensinar como fazer as artes nas roupas. Dessa forma, levando, de fato, nossa arte para o mundo”, finalizam.

Veja também:

Petropolitana transforma guarda-chuvas quebrados em roupa e cria marca sustentável

Arte e empreendedorismo: conheça o trabalho de mais de 50 petropolitanos negros

Fotógrafo faz ensaio em Petrópolis para chamar a atenção sobre questões raciais

Jovens Empreendedores: conheça os petropolitanos que estão por trás de negócios de sucesso na cidade

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir