Connect with us

Pintor petropolitano transforma simplicidade de trabalhadores da cidade em arte

Petrópolis do bem

Pintor petropolitano transforma simplicidade de trabalhadores da cidade em arte

Quantas vezes você já passou pelo mesmo lugar e não se deu conta das pessoas que estão sempre ali? Foi pensando em valorizar os trabalhadores comuns do cotidiano, que o artista petropolitano Pedro Neves, de 25 anos, decidiu materializar toda a sua inspiração nessas histórias de vida em pinturas e gravuras.

“Acredito que frequentemente essas pessoas são ignoradas no dia a dia. Percebi que o olhar delas expressava surpresa quando as cumprimentava, seja um lixeiro na rua ou um segurança num shopping. Parece que eles se sentem invisíveis. E a pintura, pra mim, surgiu como uma oportunidade de dar protagonismo a elas”, ele conta.

Foto Arquivo Pessoal Pedro Neves

Mais do que mostrar todo o seu talento em pinturas a óleo, Pedro busca conhecer a história por trás daqueles rostos para poder se inspirar. “Quando comecei a pintá-las, deixei de utilizar uma referência fotográfica, buscando fazer um retrato da imagem que estava na minha mente e, para isso, eu precisava conhecê-las bem, conhecer seus gestos e expressões mais características”, explica.

Foto Arquivo Pessoal Pedro Neves

Algumas pessoas já tiveram a sorte de receber a pintura de presente do jovem artista petropolitano, mas Pedro conta que a maioria dessas histórias fica na memória. “Já tive a oportunidade de presentear algumas pessoas que pintei com a arte pronta. Mas a maioria eu não consegui rever. Ficaram apenas na memória, que é minha principal fonte de criação”.

Além das pinturas de pessoas comuns, Pedro também se inspira nas belezas de Petrópolis para fazer gravuras. Confira algumas delas aqui:

Gravuras de Dom Pedro no Museu Imperial e do obelisco no Centro Histórico / Foto Arquivo Pessoal Pedro Neves

Durante o isolamento social, imposto pela pandemia da Covid-19, Pedro Neves deu início ao “Projeto Aquarela” na intenção de arrecadar ração em troca de pinturas dos pets das pessoas, feitas durante lives em seu Instagram profissional. Porém, a ação tomou uma proporção maior do que ele imaginava e, felizmente, o artista petropolitano arrecadou mais de 4 mil reais, que foram convertidos em 1,15 toneladas de ração para os animais de ONGs e entidades filantrópicas da cidade.

Fotos Arquivo Pessoal Pedro Neves

Para mais informações sobre o Projeto Aquarela acompanhe o Instagram @tatui.art.

Uma paixão que vem desde criança

Além de pintor, Pedro é  tatuador, gravurista e estudante na Escola de Belas Artes da UFRJ. Ele conta que desenhar sempre foi uma paixão, que, com o tempo, acabou se tornando uma vocação. “Desde que eu me conheço por gente eu desenho. Tenho desenhos guardados desde dois anos de idade, e não são poucos. Minha mãe, Marcia Neves, que é artesã, foi a pessoa que trouxe a arte para perto de mim e me incentivou desde pequeno”, ele conta.

Foto Arquivo Pessoal Pedro Neves

Como acompanhar o trabalho do Pedro?

Pedro Neves tem, hoje, uma empresa com quatro amigos, chamada Tatuí. Para conhecer mais sobre o trabalho dele, é só acompanhar o Instagram e Facebook @tatui.art e para ficar por dentro do trabalho que ele desenvolve com tatuagem é só seguir o Instagram @pedronevestattoo.

Foto Arquivo Pessoal Pedro Neves
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir