Connect with us

Setembro bate recorde de mortes de pacientes com a Covid-19 em Petrópolis

Cidade

Setembro bate recorde de mortes de pacientes com a Covid-19 em Petrópolis

Até 25 de setembro, número de óbitos já superou os meses anteriores.

O mês ainda não acabou, mas setembro já bateu o triste recorde de mortes de pacientes com a Covid-19 em Petrópolis. Até esta sexta-feira (25), a Secretaria de Saúde contabilizou 49 óbitos desde o início do mês. Em agosto, esse número foi 53% menor, com 26 mortes.

Confira abaixo o número de óbitos em Petrópolis por mês de ocorrência:

Março: 2 óbitos / média diária: 0,06

Abril: 16 óbitos / média diária: 0,53

Maio: 46 óbitos / média diária: 1,48

Junho: 42 óbitos / média diária: 1,40

Julho: 43 óbitos / média diária: 1,39

Agosto: 26 óbitos / média diária: 0,8

De 1 a 25 de setembro: 49 óbitos / média diária: 1,96

Total: 224 óbitos de março até hoje (25/09).

Maioria dos óbitos é idoso e com comorbidades

Acompanhando as estatísticas mundiais, a idade média dos óbitos em Petrópolis é de cerca de 70 anos de idade. De acordo com o monitoramento feito pela Vigilância Epidemiológica, 98% dos óbitos apresentavam comorbidades, principalmente diabetes e hipertensão arterial.

Foto: Henry Kappaun

Veja também > Coronavírus: médico ortopedista de Petrópolis alerta sobre cuidados com os idosos 

Taxa de letalidade

Em relação à taxa de letalidade, Petrópolis está abaixo do Estado do Rio de Janeiro e acima da média nacional. Segundo a Secretaria de Saúde, o número é justificável por diversos fatores.

“Nossa taxa de letalidade apresenta 3,90% devido às comorbidades apresentadas pelos pacientes que vêm contraindo a doença. Percebe-se ainda que a taxa de letalidade de Petrópolis está bem abaixo da taxa do Rio de Janeiro. Vale dizer que a comparação de valores entre uma cidade e um país pode apresentar alterações que devem ser levadas em conta, já que o país mostra uma diluição maior devido à diferença no número de pessoas infectadas”, disse a SMS, em nota.

Foto Divulgação SMS

Em Petrópolis, mais de 50 mil pessoas já foram testadas, entre PCR e testes rápidos, sendo que 6.662 pacientes tiveram seus exames positivos para a Covid-19. Cerca de 50% deles já estão recuperados da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o único meio de conter a disseminação do coronavírus, enquanto não há uma vacina contra a doença, é através das medidas preventivas, como o uso obrigatório de máscara, isolamento social e intensificação dos hábitos de higiene.

“Desde o início da pandemia do novo coronavírus a prefeitura vem trabalhando com o objetivo de conter a disseminação da doença e salvar vidas. Manter o afastamento social, utilizar máscaras e evitar as aglomerações continuam sendo gestos fundamentais que devem ser incentivados dentro e fora de casa”, disse a SMS, em nota.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir