Connect with us

Médico do esporte alerta sobre o retorno seguro às atividades físicas em Petrópolis

Cidade

Médico do esporte alerta sobre o retorno seguro às atividades físicas em Petrópolis

De acordo com o especialista, todas as medidas de prevenção à Covid-19 devem ser mantidas por quem frequenta academias, trilhas e pratica esporte, de modo geral.

Por causa da pandemia, as pessoas que frequentam academias precisaram interromper esse hábito por alguns meses. Com a liberação de funcionamento no município, é necessário continuar adotando medidas de prevenção ao coronavírus. O ortopedista e médico do esporte da Unimed Petrópolis, Caio Bretas, orienta sobre os protocolos de segurança que devem ser seguidos.

Foto: Diorgenes Pandini/NSC

“O uso da máscara continua sendo obrigatório por sua eficácia na prevenção à covid-19. Portanto, se durante a prática de exercícios o indivíduo suou e molhou a máscara, deve trocá-la imediatamente. Outro ponto importante é limpar os aparelhos sempre e verificar se a academia também segue as normas necessárias”, orienta Caio Bretas, que também ressalta a importância de beber água, pois a falta de hidratação pode irritar a garganta facilitando a instalação de viroses.

Ainda de acordo com o especialista, o distanciamento de 1,5 metro deve ser mantido entre as pessoas. O mesmo vale para aqueles que praticam corridas em grupo, fazem trilhas e andam de bicicleta.

Retorno gradual de exercícios

A retomada das atividades físicas exige não somente o cuidado com as medidas de prevenção à Covid-19, mas a atenção à maneira como se dará a retomada dos exercícios. Segundo o ortopedista e médico do esporte da Unimed Petrópolis, Caio Bretas, o retorno deve ser gradual para todos, inclusive para aqueles que praticam atividades há muito tempo.

“A pessoa pode fazer exercícios físicos há 20 anos, mas se ficou parada durante meses, é necessário começar tudo do zero a partir de agora. É um processo que deve ser feito aos poucos”, explica Caio Bretas.​

Caio Brêtas, médico do esporte da Unimed Petrópolis, explica a necessidade de manter as medidas preventivas com o retorno das atividades físicas.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir