Connect with us

Petrópolis fará testes rápidos da Covid-19 em drive-thru neste sábado

Cidade

Petrópolis fará testes rápidos da Covid-19 em drive-thru neste sábado

Objetivo é ampliar a quantidade de exames e o monitoramento da doença na cidade.

O município vai realizar neste sábado (20/6) o primeiro Drive Thru de testagem para coronavírus, entre 09h e 16h, no Parque Municipal em Itaipava. Os interessados devem fazer um cadastro online, no próprio site da prefeitura.

Com a inscrição realizada, os pacientes recebem retorno por telefone para agendar o horário de comparecimento ao ponto de testagem. O atendimento será voltado a pacientes específicos e que tenham apresentado os sintomas da doença há, pelo menos, 30 dias. Na ação, 200 pessoas serão atendidas por uma equipe de 10 agentes de saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a testagem rápida consegue identificar quem já teve o coronavírus, mas que não transmite mais a doença. Com os resultados obtidos, a ação pretende fazer um mapeamento dos casos na cidade e identificar os circos de transmissão da Covid-19 em Petrópolis.

Foto Divulgação / PMP

Por hora serão feitos, aproximadamente, quatro testes. Cada um leva cerca de 15 minutos, do atendimento inicial ao resultado. Os pacientes serão acolhidos por uma equipe de triagem para entrevista e verificação de sinais vitais e, em seguida, encaminhados à realização do exame caso tenham sido aprovados. Pacientes que testarem positivo para o novo coronavírus serão orientados a procurar atendimento médico específico ou ao isolamento domiciliar.

Testes rápidos também serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde

A partir da próxima segunda-feira (22/6), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade também darão início à testagem para detecção do novo coronavírus. As ações vão acontecer de segunda a sexta, entre 08h e 16h, exclusivamente para pessoas que apresentem síndromes gripais. Nesta quinta-feira (18/6) equipes integradas à Atenção Básica terão início ao treinamento específico para a realização da testagem.

“Vamos ampliar ainda mais a testagem através das UBS, mas preciso lembrar que a ação é voltada apenas às pessoas que apresentem sintomas de síndromes gripais, como febre, dor de cabeça, dores no corpo e falta de ar, entre outras. Nosso objetivo é proteger a população e fazer um melhor mapeamento da doença na cidade”, explicou a secretária de saúde do município, Fabíola Heck.

Unidades Básicas de Saúde que darão início à testagem

1 – Alto Independência

2 – Araras

3 – Retiro

4 – Mosela

5 – Itaipava

6 – Quitandinha

7 – Morin

8 – Pedro do Rio

9 – Itamarati

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir