Connect with us

Coronavírus: 323 profissionais de saúde já foram afastados em Petrópolis desde o início da pandemia

Cidade

Coronavírus: 323 profissionais de saúde já foram afastados em Petrópolis desde o início da pandemia

Esse levantamento de informações está sendo feito desde março pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, 323 profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a saúde em Petrópolis tiveram que se afastar de seus postos, devido à suspeita ou confirmação de contaminação pelo coronavírus. Há exato um mês atrás, o número divulgado era de 51 afastados, o que revela um aumento de mais de 500%.

Foto Divulgação / UPA Centro de Petrópolis

Dentre eles, 129 técnicos de enfermagem, 53 enfermeiros e 48 médicos, que estão na linha de frente do combate à Covid-19. Os demais são profissionais que trabalham em unidades de saúde de Petrópolis, como faxineiros, nutricionistas, maqueiros, agentes comunitários, administrativos, entre outros. A Secretaria de Saúde informou que 46 pessoas já testaram positivo, mas não divulgou o número de testes em análise.

De acordo com o levantamento de informações, entre o período de abril e maio, percebeu-se que a maior incidência desses casos está no hospital público referência do coronavírus em Petrópolis, o HMNSE. Dos profissionais de saúde que testaram positivo, 63% é do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp e, entre os casos suspeitos, 34% é desta unidade de saúde.

Esses números referem-se a um levantamento feito pela Secretaria de Saúde desde os primeiros casos descobertos da Covid-19 em Petrópolis. Portanto, alguns profissionais já retomaram aos seus postos de trabalho, como é o caso de um técnico de enfermagem que preferiu não se identificar, de 31 anos. “Levei um susto quando soube que estava doente. Comecei a perceber os primeiros sintomas: coceira na garganta, muitas dores no corpo e fortes calafrios”, contou.

Foro Arquivo pessoal

Após 14 dias afastado em isolamento domiciliar e, agora, sem os sintomas da Covid-19, ele pôde voltar ao trabalho. “Me senti péssimo tendo que ser afastado num momento em que tanta gente precisa de cuidados. Mas peço, encarecidamente, como ex-paciente da Covid-19, para que as pessoas que podem ficar em casa façam isso. O momento é de reflexão e de pensar que não estamos sozinhos no mundo. O egoísmo está matando pessoas”, finaliza.

Boletim Epidemiológico de Petrópolis (20/05):

Até o momento foram analisados 906 casos na cidade. Deste total, 344 resultaram negativo, 365 positivos e 197 estão em análise. Há 99 pacientes internados na cidade, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste. Com a confirmação de mais seis mortes na tarde de quarta-feira (20), sobe para 31 o número de óbitos no município.

Segundo o monitoramento feito pela Vigilância Epidemiológica, 108 pessoas estão recuperadas do coronavírus no município. Esse número se refere às pessoas que estiveram internadas nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e que, hoje, não apresentam mais os principais sintomas da doença.

Mais detalhes sobre a Covid-19 no município estão disponíveis no link: https://smspetropolis.net.br/graficoCovidCompleto.html

Veja também:

Sem previsão para ser colocado em prática, plano de retomada gradual do comércio está sendo finalizado

Estoques do Banco de Sangue Santa Teresa estão 50% abaixo do ideal

Professores, adultos de 55 a 59 anos e pessoas que perderam o prazo da campanha podem ser vacinadas contra a gripe em Petrópolis

Restaurante em Itaipava que promoveu festa durante a quarentena é multado e interditado

‘Uma pintura por 15 kg de ração’: artista arrecada 1 tonelada de comida para animais de ONGs de Petrópolis

15 boas notícias de Petrópolis em meio à pandemia do novo coronavírus

15 museus para conhecer em Petrópolis após a quarentena

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir