Petrópolis estuda plano estratégico para retomada gradual do comércio
Ainda não há data definida, no entanto, segmentos já foram ouvidos pelo poder público.
O poder público está formulando uma estratégia para reabertura gradual do comércio em Petrópolis, caso a curva de infecção do coronavírus na cidade alcance estabilidade. A ideia é que alguns segmentos possam recomeçar o atendimento com horário diferenciado e seguindo os protocolos de cuidados para evitar a disseminação da Covid-19. O assunto norteou uma reunião do Gabinete de Crise realizada nesta segunda-feira (27/04).
Foto: Serra Drone
O prefeito Bernardo Rossi direcionou o encontro – por intermédio de videoconferência e os secretários municipais marcaram presença na discussão reunidos na sede da prefeitura.
“Temos que ter um planejamento para que os empresários possam se programar. A ideia é a da reabertura gradual para que aos poucos possamos voltar ao mínimo da normalidade”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.
Ainda não há data definida para reabertura gradual, mas o poder público já esteve reunido com representantes de alguns segmentos como cabeleireiros, papelarias e sindicatos.
“O plano estratégico está sendo formulado. Com auxílio das informações provenientes da saúde e aguardando os levantamentos de novos casos, poderemos em alguns dias decidir se já estamos prontos para a programar essa reabertura gradual”, explica Bernardo Rossi.
Para a abertura, os estabelecimentos deverão seguir regras como o distanciamento entre as pessoas, higienização do ambiente, uso de máscaras e horários diferenciados para evitar aglomerações. A Prefeitura de Petrópolis ainda está avaliando a prorrogação dos decretos com medidas restritivas e a decisão será divulgada nos próximos dias.
Boletim Epidemiológico de Petrópolis
De acordo com o boletim epidemiológico desta segunda-feira (27/04), Petrópolis tem 419 casos totais testados para a Covid-19. Destes, 155 deram negativo, 126 positivos, 138 casos em análise, isto é, aguardando os resultados dos exames laboratoriais, 41 pacientes internados, 09 óbitos e 35 pessoas recuperadas. Mais 11 óbitos são investigados pela vigilância epidemiológica, que aguarda o resultado do teste para coronavírus.
Veja também:
Coronavírus: 51 profissionais da saúde de Petrópolis estão afastados com suspeita da Covid-19
Hospital Unimed Petrópolis tem 14 altas hospitalares de pacientes com coronavírus
Decreto torna obrigatório o uso de máscaras em serviços essenciais de Petrópolis
Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise
‘Não são números, são seres humanos’, diz a filha da segunda vítima da Covid-19 em Petrópolis
Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus