Dez pessoas dos 15 casos confirmados de coronavírus em Petrópolis têm menos de 50 anos
Nesta quarta-feira (01/04) a Secretaria de Saúde divulgou que entre os 15 casos confirmados de coronavírus em Petrópolis, até o momento, dez são pessoas com menos de 50 anos de idade. Entre elas, duas pessoas com menos de 20 anos.
Foto Ilustrativa
Dos casos confirmados, dois estão internados no Hospital Santa Teresa e três na Unimed. Os outros dez pacientes permanecem em isolamento social, sendo monitorados pela Secretaria de Saúde.
Casos confirmados por bairros
Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Petrópolis, a maioria dos pacientes com a Covid-19 são moradores do Centro de Petrópolis, totalizando quatro casos. O restante mora nos seguintes bairros: Araras, Itaipava, Quitandinha, São Sebastião, Valparaíso e Vila Militar.
Óbitos em Petrópolis
No dia 20 de março, a Prefeitura de Petrópolis informou o primeiro óbito pela Covid-19 na cidade. Nesta quarta-feira (01/04), foi informado que seis pessoas vieram a falecer aguardando o resultado do exame para coronavírus. Ou seja, há seis óbitos que se encaixam em casos suspeitos. A assessoria da Secretaria de Saúde de Petrópolis ainda não tem o resultado desses testes.
Importância da quarentena
A Organização Mundial da Saúde vem reforçando a importância do isolamento social para conter o coronavírus, que é altamente contagioso. E apesar da Covid-19 ter uma taxa de mortalidade maior para os idosos, os jovens não estão imunes e devem assumir um importante papel de não transmitirem o vírus.
“Vocês não são invencíveis. Esse vírus pode colocar você no hospital por semanas ou até matar. Mesmo que não fique doente, as escolhas que faz sobre onde ir podem fazer a diferença sobre a vida ou a morte de outra pessoa”, afirmou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.
Segundo o diretor-geral da OMS, o pensamento coletivo e a solidariedade são a chave para combater a Covid-19, entre países e entre as pessoas.
“Temos que ter todos os setores importantes trabalhando juntos para controlar essa pandemia – e não falo só dos governos. Precisamos do esforço da comunidade. Esse vírus é muito perigoso, já estamos dizendo há meses. Esse vírus é o inimigo público número um. Temos dito que a janela de oportunidade está diminuindo. É uma responsabilidade de todos conter o vírus”, explicou Tedros Adhanom.
Boletim Epidemiológico de Petrópolis
De acordo com a última atualização divulgada pela Vigilância Epidemiológica, a cidade tem 136 casos desde que teve início a contagem de registros. Destes, 36 já testaram negativo para a doença, 15 obtiveram resultado positivo, 85 permanecem aguardando os resultados dos exames, realizados pelos laboratórios do Estado, 34 permanecem internados e apenas 01 óbito.
Vale lembrar que esses números não levam em conta os casos registrados como positivos dos laboratórios particulares de Petrópolis. Apenas os casos registrados pela Vigilância Epidemiológica de Petrópolis são contabilizados e repassados para o Estado.
Medidas de prevenção ao coronavírus
– Evitar sair de casa e ir a locais aglomerados e sem ventilação;
– Lavar as mãos com água e sabão com frequência e evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca;
– Quando não for possível lavar as mãos, usar o álcool gel 70º para a higienização;
– Não compartilhar objetos pessoais como toalha, copos, talheres, pratos e garrafas;
– Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz;
– Usar lenço descartável;
– Evitar contato próximo com pessoas com sintomas da doença.
Veja também:
Entenda por que os exames para Covid-19 demoram para ter um resultado
Confira opções de mercados e mercearias que fazem entregas em Petrópolis
6 formas de apoiar os negócios de Petrópolis em meio à crise do coronavírus
Confira sugestões de delivery para apoiar os pequenos empreendimentos de Petrópolis
Confira as principais dúvidas e respostas sobre o coronavírus em Petrópolis