Connect with us

Entenda por que os exames para Covid-19 demoram para ter um resultado

Cidade

Entenda por que os exames para Covid-19 demoram para ter um resultado

Conforme o passar dos dias, os números de casos suspeitos de coronavírus vão aumentando em Petrópolis e uma pergunta vem se tornando cada vez mais frequente pela população: “Por que os exames para Covid-19 demoram tanto para ter um resultado?”. Em busca de respostas, conversamos com a assessoria da Secretaria de Saúde de Petrópolis e com um farmacêutico microbiologista.

Foto Divulgação / Fiocruz

Segundo a Secretaria de Saúde de Petrópolis, a demora se deve ao enorme número de exames que vêm sendo realizados pelas equipes do laboratório Lacem e Fiocruz, localizados no Rio de Janeiro. Além disso, o método utilizado necessita de tempo para resultados confiáveis.

Como funciona o processo do exame até o diagnóstico?

Pacientes com suspeita de coronavírus fazem a coleta de material para análise por um swab (cotonete) no nariz e na garganta. Se os sintomas forem leves, o paciente deve aguardar o resultado do exame em seu domicílio, em isolamento. Tanto o caso suspeito, como as pessoas que moram com ele devem usar os equipamentos de proteção individual (máscara e álcool em gel) durante a quarentena.

Todo o Estado manda as amostras para os centros de referência. No caso do Rio de Janeiro, é a Fiocruz e a Lacem. Lá, eles fazem o teste molecular para Covid-19 por PCR, que é a forma mais precisa do diagnóstico. Mas, por ser um exame complexo, leva mais tempo. Com a alta demanda, o resultado, que demorava três dias, está demorando uma semana para ficar pronto.

“O exame que vem sendo feito hoje, por PCR leva tempo por ser muito complexo. Mas é um teste muito preciso, ‘padrão ouro’. Os laboratórios dos centros de referência estão trabalhando com excelência, mas o problema é que a demanda de testes é muito grande”, explica Matheus Baffi, farmacêutico microbiologista e diretor comercial do Laboratório de Corrêas, em Petrópolis.

A confirmação do teste, feito pelos centros de referência, faz com que o caso suspeito vire caso confirmado e, aí sim, entra para as estatísticas do Ministério da Saúde. Portanto, todo esse processo pode levar até duas semanas.

“O problema é que esse exame que vem sendo feito por PCR, normalmente, é usado para diagnósticos confirmatórios. O ideal são os testes rápidos, poque em alguns minutos mostram se deu positivo ou não. Aí sim, caso dê positivo, a pessoa faz o teste molecular por PCR. Com isso, conseguimos diminuir até 70% do envio de testes para a Fiocruz e para Lacem”, comenta Matheus Baffi.

Testes rápidos

A Anvisa, agência que aprova medicamentos e tratamentos no país, começou a dar aval a novos tipos de testes rápidos para o coronavírus. Sendo assim, os exames de casos suspeitos poderão ter resultados em até 15 minutos, tornando os panoramas sobre a Covid-19 no Brasil mais precisos.

“A previsão é que os testes rápidos já estejam disponíveis, tanto em laboratórios públicos, como particulares, no início de abril. Em alguns minutos se tem o resultado e caso dê positivo, aí sim, fazemos a confirmação com o teste molecular por PCR”, explica Matheus Baffi.

Exames em laboratórios particulares

Como não há kits suficientes para a demanda de casos suspeitos, os laboratórios particulares de Petrópolis estão fazendo os testes para o novo coronavírus apenas em pacientes graves internados e profissionais da saúde, que precisam retornar rápido ao serviço. A recomendação de priorizar esse grupo de pessoas é da Organização Mundia da Saúde (OMS).

Com a chegada dos testes rápidos, mais pessoas poderão fazer o exame, podendo haver um controle maior dos casos confirmados de coronavírus no município e no Brasil. De todo modo, hoje, a melhor forma de conter a disseminação do vírus, que é altamente contagioso, é o isolamento social e a intensificação dos hábitos de higiene.

Quando procurar uma assistência médica?

A fim de evitar aglomerações nos hospitais e evitar a disseminação do vírus, a Prefeitura de Petrópolis divulgou quando a população deve procurar assistência médica.

Foto Divulgação / Prefeitura de Petrópolis

Veja também:

Confira opções de mercados e mercearias que fazem entregas em Petrópolis

6 formas de apoiar os negócios de Petrópolis em meio à crise do coronavírus

Confira sugestões de delivery para apoiar os pequenos empreendimentos de Petrópolis

21 medidas tomadas pela prefeitura para prevenir a disseminação do coronavírus em Petrópolis

Confira as principais dúvidas e respostas sobre o coronavírus em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir