Connect with us

Conheça os 4 castelos de Petrópolis e as suas histórias

Turismo

Conheça os 4 castelos de Petrópolis e as suas histórias

Para viajar no tempo e aprender um pouco mais sobre a história da cidade

*Matéria atualizada no dia 26 de outubro de 2023

Se você pensa que é preciso ir para a Europa para ver castelos e conhecer as histórias por trás dessas construções arquitetônicas marcantes, está muito enganado! Petrópolis conta com castelos magníficos que, além de cenário de novelas e filmes, são usados na realização de eventos e, às vezes, até para hospedagem. Para alimentar ainda mais a sua curiosidade, confira de perto toda a história desses imóveis distribuídos pelos quatro cantos da cidade!

1. Castelo de Itaipava

Fotos: Reprodução/Instagram @soupetropolis

O Castelo de Itaipava – inicialmente conhecido como Castelo do Barão de Itaipava – foi projetado pelo mesmo arquiteto de Brasília, Lúcio Costa, sendo o único em estilo medieval com um toque normando clássico das Américas! Construído na década de 1920, com materiais trazidos exclusivamente de diversos países europeus, o imóvel foi a residência de temporada da família Smith Vasconcellos por quase 80 anos, até ser vendido em 2005.

Quem visita o Castelo de Itaipava hoje, com seus mais de 40 cômodos, não acredita que antigamente o terreno era uma fazenda com direito a cultivo de horta, chácara com pomares e até criação de animais. Atualmente, o espaço se encontra disponível para o aluguel de festas e eventos, assim como para hospedagem. Já a área externa conta com restaurantes e espaço amplo e recreativo, com direito a parque de diversões.

Todos os ambientes são bastante convidativos e transmitem a ideia de estar voltando no tempo, desde o cavaleiro medieval no centro do pátio até as enormes palmeiras no entorno do castelo. Vale a pena a visita!

Localização: BR 040, km 56 – Itaipava – RJ (fácil acesso pela rodovia BR 040 – a 70 km do Rio de Janeiro)

Mais informações:  @castelodeitaipava

Visitação: gratuita e disponível apenas na área externa

Leia também: 5 pousadas para hospedagem e day use com crianças em Petrópolis

2. Museu de Armas Ferreira da Cunha

Fotos: Reprodução/Instagram @smaelmf

O Museu de Armas Históricas Ferreira da Cunha está situado no interior de um castelo estilo medieval todo construído em pedras aparentes, sendo uma réplica de um castelo português do século XII! O museu nasceu em 1957 graças à paixão do museólogo e colecionador Sérgio Ferreira da Cunha e hoje conta com um acervo histórico de mais de três mil armas, canhões, armamentos militares e até mesmo ferramentas de guerra indígenas.

No local há exposições permanentes, mas a própria estrutura já vale a visita porque faz jus aos castelos de filmes e séries de TV, contendo um fosso, uma ponte levadiça, muralhas, galerias subterrâneas, entre muitos outros detalhes surpreendentes e curiosos, além de uma biblioteca com acervos sobre armamentos e temas militares em geral.

Localização: Rua Ferreira da Cunha, 1, Duques, Petrópolis – RJ

Visitação: O Museu das Armas está temporariamente fechado

3. Castelo Country Club

Fotos: Reprodução/Instagram @soupetropolis

Erguido entre as décadas de 1930 e 1940 para servir de residência de veraneio para Lourival Lopes Ferreira, o Castelo Country Club, além de lindo por fora, traz charmosos detalhes por dentro, como quadros que chegaram a ser expostos no Salão Oficial de Belas Artes, painéis em relevo e vitrais.

Com vista panorâmica e cenário encantador nas quatro estações do ano, a construção, que possui traços de estilo medieval suavizados com toques contemporâneos, foi vendida para um grupo de investidores e hoje é utilizado para eventos, casamentos e diversas celebrações.

Localização: Estrada Rio-Petrópolis, Km 83, Quitandinha – Petrópolis – RJ

Mais informações:  @castelocountrycluboficial

4. Castelo São Manoel

Foto: Reprodução/Instagram @mtbnaserra e Fabian.kron

O Castelo de São Manoel é uma referência tão marcante na cidade que acabou “emprestando” seu nome para o bairro em que está localizado, em Corrêas. O terreno no qual se encontra a construção, erguida no mais tradicional estilo inglês da década de 1920, era a sede da fazenda de Olaria, que pertencia ao Padre Correia. O interior da propriedade já foi bastante modificada, mas a fachada, as torres e a escadaria clássica ainda mantêm-se conservadas.

Uma curiosidade sobre o Castelo São Manoel é que Oscar de Teffé, descendente do Barão de Teffé, batizou o castelo com o nome de seu filho, Manoel, como forma de homenageá-lo.

Localização: Rua Castelo São Manoel, s/nº – Corrêas.

Visitação: por se tratar de uma propriedade privada, é possível observar apenas o entorno do mesmo.

Bônus:

5. Villa Itararé

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Independente se você a considera como castelo ou não, é fato que a Villa Itararé atrai olhares e desperta curiosidade! A história que se conta, ainda que não comprovada, é a de que o palacete de pedra da Praça da Liberdade teria vindo desmontado da Alemanha e montado, pedra por pedra, em Petrópolis. A construção teria começado em 1902 e sido concluída em 1904. O local chegou a ser cenário da novela Guerra dos Sexos, de 1983.

Localização: Praça da Liberdade, número 60, Av. Koeler – Centro

Visitação: por se tratar de uma propriedade privada, é possível observar apenas o entorno do castelo.

Leia também: 9 fatos e curiosidades sobre os casarões da Avenida Koeler

Para um tour guiado ou passeios especiais narrados com muita história e cultura de Petrópolis, entre em contato com a Associação de Guias Turísticos de Petrópolis (AGP): (24) 98842-3235 (WhatsApp).

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir