[Série Nostalgia] Quem se lembra das sessões de cinema na Praça da Liberdade?
As sessões aconteciam aos domingos, às 18h. Pica Pau, O Gordo e Magro e Tarzan eram os filmes favoritos do público
Petrópolis é uma cidade repleta de histórias e acontecimentos marcantes que deixaram saudades. E um deles é o cinema da Praça da Liberdade que proporcionou entretenimento aos moradores e visitantes. As sessões aconteceram nos tempos de atividade do cineasta César Nunes, famoso por ter registrado em vídeo momentos históricos da cidade e de Petrópolis e do Brasil.
Foto: Reprodução Grupo Amigos de Petrópolis – Facebook
Os encantos de domingos eram quando os adultos, jovens e crianças lotavam o espaço para assistir além dos filmes, documentários, desenhos e jornais. As exibições ocorreram no ano de 1964, para aqueles que não tinham condições de ir aos cinemas da época. Os projetores eram de 16mm. As telas ocupavam o fundo da praça, na direção do prédio da Universidade Católica de Petrópolis.
Os Filmes
A quem diga que os filmes “O Gordo e o Magro” e “Pica Pau” eram os mais esperados pelos espectadores aos domingos. “Bang Bang”, “Tarzan” e os filmes mudos também não passavam despercebidos aos olhos da população.
Foto: Reprodução Grupo Amigos de Petrópolis – Facebook
Espaço
Os bancos de madeiras e até o chão eram os assentos mais confortáveis para a plateia, que estava lá todos os domingos, pontualmente às 18h.
Foto: Acervo Cesar Nunes
Os produtores
As projeções eram feitas por Jacy Guarany. À frente das exibições também estavam o cineasta Raul e o amigo Cesar Nunes.
Foto: Reprodução Grupo Amigos de Petrópolis – Facebook
“Eu morava na Rua 13 de Maio. Quase todos os domingos meu pai levava eu e minhas irmãs. Assistíamos os filmes, desenhos e depois íamos patinar. Delícia de infância”, relembra Ataner, membro do grupo Flashback Petrópolis.