Connect with us

Petrópolis tem redução no número da população idosa; entenda os motivos

Cidade

Petrópolis tem redução no número da população idosa; entenda os motivos

Pesquisador e professor de Petrópolis, Ataualpa Filho fez uma análise dos motivos que levaram à diminuição das pessoas acima de 60 anos na cidade

Petrópolis teve uma redução de 21% no número de pessoas acima de 60 anos, nos últimos três anos. Dados da Coordenadoria Municipal do Programa Saúde do Idoso mostravam que, no ano de 2020, a cidade chegou a ter mais de 52 mil idosos, dos quais 180 tinham idade superior aos 100 anos. 

população idosa - Henry Kappaun

Foto: Henry Kappaun

O último Censo, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta 40.887 mil pessoas da terceira idade vivendo no município. 

Pesquisador e professor de Petrópolis, Ataualpa Filho fez uma análise das consequências que levaram à redução das pessoas idosas na cidade, que já chegou a ser considerada uma das melhores no país para envelhecer. De acordo com o especialista, os dados podem ser explicados através de três motivos.

Pandemia

Os idosos foram os mais vulneráveis ao Coronavírus. Números disponibilizados no Painel de Monitoramento do doença, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mostram que, no primeiro ano da pandemia, 354 pessoas acima de 60 anos perderam a vida com o vírus. Dos 1.770 óbitos registradas na cidade pela covid-19, 1.298 são da população acima dos 60 anos. 

“É importante que se estabeleça uma análise diante dos fatos ocorridos nos últimos períodos. Temos que considerar o fato da pandemia provocada pela Covid-19, responsável pelo óbito de pessoas consideradas idosas (60-74), anciãs (75-90) e na faixa etária considerada velhice extrema (90 anos em diante).

Tragédias

Outro ponto atribuído aos dados pelo professor é a maior tragédia climática ocorrida em Petrópolis no ano de 2022. Não há dados quanto à faixa etária das pessoas que morreram nas enchentes. Porém, no ano de 2019, a Coordenadoria Municipal do Programa Saúde do Idoso, estimava que a localidade do Alto da Serra, uma das mais atingidas pelas chuvas, concentrava a maior população de idosos.   

Também o que contribuiu para a redução foi a quantidade de desastres naturais provocados pelas chuvas. Além dos óbitos, a sequência de alagamentos fez com que várias famílias saíssem de Petrópolis em busca de regiões menos expostas às enchentes”, explica.

Foto: Henry Kappaun

Oferta de emprego

Com base nos dados do IBGE, em 2020, a expectativa de vida passou a ser de 76,9 anos. Por causa dessa esperança de vida da população, que, desde dezembro de 2015, a aposentadoria compulsória do servidor público passou de 70 para 75 anos de idade.

“É preciso que se coloque em evidência as discrepâncias sociais que há em nosso território. Nem todos têm as condições mínimas para conduzir a vida dignamente. Como parte da população se mantém ativa, produzindo com a idade acima dos 80 anos”.

O professor detalha que a terceira idade ainda se encontra ativa no mercado de trabalho e que com a retração da econômica, muitos foram em busca de serviços em outras localidades. “Morar em Petrópolis e ir trabalhar em outra cidade não é assim tão fácil em função do trânsito. Os engarrafamentos são constantes. Com isso várias pessoas já estão optando por morar perto do emprego. Constata-se também uma evasão de mão-de-obra, aumentando o índice de desemprego”, pontua Ataualpa Filho.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir