Connect with us

Petrópolis está entre as 20 melhores cidades para envelhecer no país, indica estudo

Cidade

Petrópolis está entre as 20 melhores cidades para envelhecer no país, indica estudo

Foram analisadas as condições de vida das 876 cidades mais populosas do Brasil.

Um estudo elaborado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon aponta que Petrópolis é a 20ª melhor cidade para envelhecer do país. Foram analisadas as condições de vida dos idosos de 876 municípios mais populosos do Brasil.

Foto: Henry Kappaun

O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) considera dimensões como cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e cultura, além de indicadores gerais de desemprego, expectativa de vida e violência.

Em Petrópolis, que tem cerca de 50 mil idosos (16% da população do município), os indicadores com média mais baixas foram saúde (48,7) e finanças (47,9), enquanto bem-estar teve a média mais alta (75,7). Quanto mais próximo do 100 melhor o resultado obtido.

Fonte: Instituto de Longevidade Mongeral Aegon

O estudo também comparou os indicadores do IDL de Petrópolis com os escores obtidos pelos municípios de melhor desempenho da mesma região e do Brasil.

Foi apontado que:

Estar entre as cinco cidades Grandes que mais alocam recursos em investimentos colaborou para a classificação de Petrópolis entre as 20 cidades de melhor desempenho na variável Finanças e, consequentemente, influenciou a classificação em 20º lugar no IDL 2020. Estar entre as 10 cidades de melhor desempenho em termos de acesso a esgotos e em termos de parcela da população composta de idosos coloca Petrópolis em 22º lugar em termos de Habitação. A cidade aparece entre as que mais têm pessoas com acesso a serviços de TV por assinatura, sugerindo infraestrutura de serviços acima dos padrões nacionais. Infraestrutura também se reflete na classificação de Petrópolis em termos de Cuidados de saúde, estando entre as 15 cidades com maior quantidade relativa de leitos.

Precisa ser trabalhado:

Apesar de alguns indicadores colocarem Petrópolis entre as 20 cidades Grandes de melhor desempenho no IDL 2020, existem motivos para o estabelecimento de uma agenda de trabalho com vistas à promoção da qualidade de vida na cidade. A esse respeito, em termos de Indicadores gerais, nota-se que a concentração de renda parece constituir um tópico merecedor de atenção, já que a cidade está fora do conjunto de 200 cidades de menor concentração de renda entre as 280 cidades Grandes. Em adição, a ocorrência de acidentes de trânsito envolvendo vítimas coloca Petrópolis com desempenho médio, o que pode ser melhorado, dado o bom desempenho da cidade em outros termos, como Finanças.

Para ver o relatório completo de Petrópolis, com todos os detalhes do estudo, clique aqui.

*Dados do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir