Connect with us

Fundador do Museu do Artesanato de Petrópolis participa de exposição em Portugal

Cultura

Fundador do Museu do Artesanato de Petrópolis participa de exposição em Portugal

Durante o evento, Cocco Barçante vai exaltar o forte laço entre Portugal e Brasil através da arte

Criador do Museu do Artesanato de Petrópolis, o artista Cocco Barçante apresentará, na próxima quinta-feira (1), sua nova exposição.

Foto: Divulgação

Em Portugal, Cocco Barçante mostrará um pouco da brasilidade nas peças que exaltarão não só as influências e identidades comuns entre as duas nações, mas, também, as características que as diferenciam, evidenciando a diversidade, sem deixar de confirmar o forte laço que une os dois países.

O evento

No evento o artista lançará em parceria com a Cooperativa Bandim / Lisboa, sua coleção “Amor em Amarelo”, retratando a paixão das pessoas pelos eléctricos da cidade de Lisboa. Primeira coleção do artista produzida totalmente em território português.

A curadoria é de Lucimar Cunha, diretora da Faeterj Petrópolis, e a exposição será aberta oficialmente no dia 1º de junho às 17h. A Galeria escolhida, Graça, fica no bairro de mesmo nome.

Foto: Divulgação

“No tempo certo, quando ocorrem as festas dos santos populares no Brasil e em Portugal. Uma mostra que evidencia a história, a fé que nos une e as tradições que são importantes para todos nós. Através da arte buscamos ampliar o entendimento sobre papéis, potencialidades e contribuições para o desenvolvimento sustentável, para a diminuição das desigualdades, para a participação de minorias e para a promoção da paz mundial”, garante Cocco Barçante.

Segundo a curadoria da exposição, as criações de Cocco Barçante são traduzidas de forma afável e doce a partir de linhas, tintas, bordados e rococós, que entrelaçados revelam o fio condutor do tecido da nossa história e os caminhos possíveis para o porvir.

“As linhas-mestras, cuidadosamente planejadas por Barçante e seus convidados imprimem com cores únicas neste Espaço e Tempo presentes, nossas singularidades, nossas contradições, nossas conquistas, nossos equívocos, nossos afetos, nossas ressignificações e, sobretudo nossos desafios neste mundo que vive um acelerado, constante e em profundo processo de transformação. O que nasce desses sentimentos é a construção necessária de novos mecanismos que, a partir da realidade do Século XXI, proporcione ao Brasil e a Portugal, a oportunidade para juntos pensarem num novo modelo de desenvolvimento que seja ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável, tornando-os legítimos protagonistas para solução dos problemas globais”, afirma a curadora Lucimar Cunha.

Foto: Divulgação

É a arte mostrando as possibilidades de um caminho novo que torna possível uma visão diferenciada entre os dois países e as suas relações.

“Toda a arte revelada, com a possibilidade de experimentar um espaço transbordante de estímulos. Somos todos convidados a viver juntos um sonho, o Eléctrico dos Sonhos, o sonho de construir juntos um futuro ainda possível, onde história, arte, resiliência e vontade de fazer diferente é o verdadeiro estímulo”, dizem Cocco e Lucimar.

Pra anotar ai:

Exposição: Territórios Afetivos 200 + 1

Abertura: 01/06 às 17h, Vernissage – 02/06 às 17h

Curadoria: Lucimar Cunha

Onde: Galeria Arte Graça – Rua da Graça, 27, bairro da Graça – Lisboa

Exposição: de 02/06 a 02/07

Visitação: de terça a domingo, das 15h às 20h

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir