Connect with us

Equipe Mona Maria que transformou Serra da Maria Comprida em Unidade de Conservação vence ‘Oscar do Montanhismo’

Cidade

Equipe Mona Maria que transformou Serra da Maria Comprida em Unidade de Conservação vence ‘Oscar do Montanhismo’

Julian Kronenberger, Bernardo Eckhardt e Hugo de Castro, do Mona Maria, se destacaram nas categorias Montanhismo e Ação Local do Prêmio Mosquetão de Ouro

A equipe Mona Maria, de Petrópolis, venceu o Prêmio Mosquetão de Ouro, que é considerado o “Oscar do Montanhismo”.

Composta por Julian Kronenberger, Bernardo Eckhardt e Hugo de Castro, a equipe se destacou nas categorias: Montanhismo e Ação Local. A entrega do troféu ocorreu no Rio de Janeiro, no sábado (20).

Foto: Rogério Guimarães

O trio é responsável pelo projeto, criado em 2016, que converteu o território da Serra da Maria Comprida e arredores em uma Unidade de Conservação, com o apoio do deputado estadual Carlos Minc e dos servidores do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), entre eles, Eduardo Pinheiro.

Fotos: Divulgação

Mas até chegar neste feito, o projeto passou por vários trâmites. No ano de 2022, foi sancionada a Lei Estadual nº 9756 de 1º de julho, que situa o Monumento Natural da Serra da Maria Comprida, com 7.803,69 hectares, nos limites do município de Petrópolis.

“Na nossa categoria foram 100 pessoas indicadas. Destas, somente três foram para votação popular e fomos os vencedores. É muito legal ter o trabalho reconhecido. O prêmio é reconhecimento pessoal para a equipe e o  mais importante foi a criação da Lei. Saber que Unidade de Conservação vai se manter para as futuras gerações”, coloca Julian Kronenberger.

Preservação

Por sua beleza, campos de altitude e riachos com águas límpidas, o grupo destaca a área com grande potencial para visitação, gerando empregos no turismo e agro turismo.

Para isso, a Unidade de Conservação almeja alcançar o apoio para promover uma gestão sustentável do espaço.

O grupo também visa fortalecer a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e o Mosaico Corredor Central, que protege uma área considerada relevante para a conservação.

Fotos: Divulgação

Indicação ao prêmio

As indicações dos candidatos ao prêmio ocorreram pelo público no site Rio das Montanhas. O público também é responsável pela votação, que elege os vencedores nas sete categorias do Prêmio Mosquetão de Ouro.

Sobre o prêmio

A Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada lançou o prêmio Mosquetão de Ouro em 2015, inspirado no prêmio Piolets d’Or, para homenagear os valores e os feitos do montanhismo brasileiro.

O prêmio tem como objetivo incentivar o estilo ético de ascensões e conquistas de montanhas, da abertura de trilhas e de vias de escalada, além das ações desenvolvidas para as montanhas.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir