Connect with us

Fortes chuvas e alagamentos causam preocupação nos petropolitanos

Cidade

Fortes chuvas e alagamentos causam preocupação nos petropolitanos

Temporal desta quarta-feira alagou ruas da cidade e deixou moradores de áreas de risco em alerta

Após as tragédias de fevereiro e março, os moradores de Petrópolis passaram a temer ainda mais os temporais que atingem a região. Nesta quarta-feira (7), fortes chuvas afetaram os bairros em toda a cidade, com curtos períodos de estiagem, e causaram transtornos como alagamentos, interdição da serra, riscos de deslizamentos e acionamento de sirenes de atenção.

“Particularmente, fico preocupado sempre que chove forte. Mando mensagem para todos os familiares e amigos, pra saber se estão em locais de risco. É agoniante ter que passar por esse tipo de situação, mas é a nossa vida agora”, conta Vinícius Willcox, morador do Caxambu.

Fotos: Reprodução Internet

Medidas de contenção

Com a proximidade do verão, que começa no dia 21, as pessoas começam a questionar se as medidas de contenção adotadas pelo poder público vão surtir efeitos e garantir a segurança dos moradores, principalmente de áreas de risco. Em maio, o Senado estabeleceu uma série de recomendações para que Petrópolis possa evitar uma situação de calamidade novamente:

  • Atualizar o plano municipal de contingência;
  • Definir a rotina de realização periódica de exercícios simulados de resposta a desastres;
  • Prever pontos de apoio e locais de abrigo;
  • Atualizar periodicamente o cadastro de famílias moradoras de áreas de risco;
  • Realizar anualmente a limpeza e desobstrução de rios, canais, galerias e túneis de escoamento de águas pluviais;
  • Impedir a ocupação e promover a desocupação de áreas de risco;
  • Instalar centro de monitoramento e operações, com equipes multifuncionais, para desempenhar as funções de auxílio na prevenção de desastres;
  • Adquirir, com o apoio da União e do Estado, radar mais preciso de detecção antecipada de chuvas

Desde então, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil informou que, entre medidas já colocadas em prática, estão a ampliação dos pontos de apoio, a capacitação das comunidades, o mapeamento participativo e a atualização dos protocolos de alerta e alarme.

Insegurança dos lojistas

A Pequenos Travessos, loja de artigos infantis no Centro, foi muito atingida pelas chuvas deste ano. Localizada na Rua do Imperador, o empreendimento sofreu com danos em sua estrutura e perda de produtos, mas se recuperou com o apoio da população de Petrópolis.

“Graças a Deus essa chuva parou e não transbordou aqui no Centro, mas depois do que aconteceu, o coração dispara quando começamos a ver o tempo fechando, ouvir os trovões e o medo é iminente. No meu caso, eu fiquei muito abalada emocionalmente e vem lembranças terríveis de muita destruição e impotência. Não é de agora isso e acho que, infelizmente, cada vez mais vamos ver isso mais frequentemente, não só em Petrópolis, como no Brasil inteiro. A gente faz parte de alguns grupos, inclusive da Defesa Civil, onde nos orientam sobre o nível dos rios, mas o medo sempre está presente”, comenta Rosane Ferreira, proprietária da loja

Fotos: Divulgação

Previsão

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva para os próximos dias em Petrópolis. A precipitação deve voltar a acontecer apenas no domingo (11).

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir