Connect with us

‘Estamos abandonados’, declara moradora do Vila Felipe 8 meses após a tragédia em Petrópolis

Cidade

‘Estamos abandonados’, declara moradora do Vila Felipe 8 meses após a tragédia em Petrópolis

Oito meses após a tragédia, Prefeitura planeja apresentar um conjunto de projetos para o local nos próximos dias

Neste sábado (15), completam-se oito meses das chuvas que causaram a morte de mais de 200 pessoas em Petrópolis. Apesar do Centro da cidade ter se recuperado desde então, os moradores dos bairros mais afastados, como o Vila Felipe, permanecem com a mesma reclamação, a de que nada foi feito.

Caroline Bonfilioli morava em frente ao campo de terra no Vila Felipe, onde perdeu três pessoas queridas em fevereiro. Desde aquela época, ela conta que o cenário no bairro continua o mesmo.

Vila Felipe em junho de 2022 Foto: @maridcrocha

“Onde eu morava ainda tem casas penduradas para demolir, colocando em risco as que ficaram inteira. Inclusive, a da minha madrinha está pela metade e ninguém fez nada. Só desobstruíram as vias principais e limparam caminhos de alguns moradores. Mas obras de contenção, barragens, desentupimento de manilhas? Isso não”, relata.

Abandono

Outra moradora do local que vê a mesma situação há oito meses é Dieniélle Rodrigues. “Estamos abandonados. Casas penduradas, muita coisa a ser feita. Praticamente todo mundo aqui está em risco, já que quase todo o bairro foi interditado. Qualquer chuva a gente fica desesperado, com vontade de sair correndo”, comenta.

Vila Felipe em abril de 2022 Foto: @maridcrocha

Ações após oito meses

Em resposta a Sou Petrópolis, a Prefeitura informou que irá apresentar, nos próximos dias, um conjunto de projetos de contenção de encostas e reconstrução de vias aos moradores da Vila Felipe.

Essas obras vão ser feitas com recursos da linha de crédito obtida em julho na Caixa Econômica Federal, liberados em parcelas trimestrais ao longo de dois anos.

Os estudos preliminares da Secretaria de Obras sobre a situação do bairro já foram apresentados aos moradores, no dia 6 de outubro, em reunião na Escola Municipal Rubens de Castro Bomtempo.

Foto: Divulgação

Desde as catástrofes climáticas do verão, a Prefeitura realizou ações como limpeza de ruas e moradias, recuperação de redes pluviais, construção de muro de gabião na Rua Juvenal Amaral e início da recuperação da Travessa Frederico Karl.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir