Professora de Petrópolis dá dicas para ir bem na redação do Enem 2022
Prova acontece neste domingo (13)
Neste domingo (13), acontece o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já nesta data, vestibulandos de todo o país devem redigir uma redação dissertativa-argumentativa. Para ajudar os petropolitanos inscritos na avaliação, conversamos com a professora de inglês, português e redação Jaqueline de Medeiros Brand Viana e separamos algumas dicas que podem ajudar na hora da prova.
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Competências
A redação do Enem vale mil pontos e a avaliação é dividida em cinco competências, onde são cobrados diferentes aspectos do texto, cada uma valendo 200 pontos. A primeira delas é o domínio da norma padrão, basicamente, a gramática. Em segundo, é preciso compreender bem a proposta e atender ao que foi pedido. Na terceira competência é julgada a organização e seleção de informações e, na quarta, os elementos coesivos, conectivos e operadores argumentativos.
“Por último, específico do Enem, é preciso elaborar uma proposta de intervenção para apresentar em cima da tese defendida. Essa sugestão deve ajudar a minimizar o problema exposto ou até mesmo resolvê-lo. É um caminho para amenizar a situação, já que o tema do Enem sempre gira em torno de adversidades sociais brasileiras”, acrescenta.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Estruturação
Dentre os principais erros percebidos pela professora estão a falta de atenção, erros gramaticais e um fraco projeto de texto. “É preciso entender bem o tema, elaborar uma tese, se posicionar, deixar claro quais argumentos serão defendidos para provar o ponto de vista e fazer a proposta de intervenção direcionada para a problemática apresentada. Pensar nisso antes de começar a redigir é fundamental para não se perder”, aponta.
Organização do tempo
Para Jaqueline, é recomendável nunca fazer toda a redação no final da prova, pois as questões são muito cansativas. O ideal é analisar a proposta e já partir para o projeto do texto no início. “Você pode deixar o rascunho pronto e ir fazendo algumas questões, depois voltar para o texto. Assim você descansa daquela primeira tarefa e faz outra. Além do que, os próprios enunciados das perguntas podem ajudar na redação. O importante é nunca deixar para o final. Pelo menos o rascunho deve estar feito no início”, aconselha.
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Tema
Ela destaca que nos últimos anos o Enem surpreendeu quanto ao tema escolhido e que adivinhá-lo não deve ser a maior preocupação do aluno. “É preciso aprender para fazer sobre qualquer tema. Sempre tem a ver com a nossa realidade social. Nunca vai ser algo específico que você nunca tenha ouvido falar sobre”, finaliza.