Sapucaias viram atrativo turístico na Praça da Liberdade
Árvores típicas da Mata Atlântica oferecem um espetáculo à parte para quem passa pela Centro da cidade
Com a chegada da primavera as sapucaias voltaram a colorir a cidade de Petrópolis. Verdes durante todo o ano, as árvores começam a ficar rosadas conforme o tempo vai ficando mais quente na cidade.
Foto: @marcosdiasp
Em 2022, com o extenso período de chuvas, as árvores ficaram amareladas durante mais tempo e causaram estranheza aos petropolitanos, acostumados a ver o bordeaux característico da vegetação logo nas primeiras semanas da primavera.
“A coloração toda vem junto com o clima mais ensolarado, mas como ainda estamos em períodos de chuva, elas ficaram amareladas por mais tempo. Assim que as temperaturas subirem e com a maior insolação, as folhas vão ficar rosadas”, explica a paisagista Patrícia Assis.
Características da Praça da Liberdade, a demora das sapucaias em alcançarem a cor rosa surpreendeu o petropolitano Paulo Bonfim, que passa com frequência pela Praça da Liberdade.
“Passo aqui todos os dias e demorou pra pintarem a praça de rosa desta vez. Muita gente para aqui, tira foto e se surpreende com as folhas bonitas no chão. Acho que agora podemos aguardar ansiosamente pelo verão”, conta.
Foto: Sou Petrópolis
Curiosidade
Patrícia conta ainda que as sapucaias também são conhecidas como marmita de macaco ou cambucaia. Segundo a especialista, os frutos dessa árvore possuem uma casca rígida que, após amadurecer, libera suas sementes.
“É um fruto muito apreciado pelos macacos e daí vem o ditado: ‘macaco velho não põe a mão em cumbuca”, revela.