Projeto sustentável de escola em Vila Rica será tema de documentário
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Eduação (FNDE) entrevistou pessoas envolvidas com o “Nós Cuidamos da Vila com o Vila Recicla”, da Escola Municipalizada Santa Terezinha, para uma produção que será transmitida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
O projeto ecológico “Nós cuidamos da Vila com o Vila Recicla”, da Escola Municipalizada Santa Terezinha, no bairro Vila Rica, será tema de um documentário do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Nos dias 29 e 30 de agosto, a equipe de filmagem entrevistou alunos, professores, direção da unidade e moradores da comunidade. O documentário será publicado nas páginas do FNDE e também será transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Foto: Arquivo Pessoal
O Vila Recicla
Em 2019, alunos da escola saíram às ruas da comunidade com os professores de Educação Física e Ciências, Ana Carolina Kapler e Ronaldo Yallouz, e perceberam que o descarte incorreto de lixo era um grande problema do local.
Assumindo o protagonismo da situação, os estudantes criaram o Vila Recicla, que visa conscientizar os moradores do bairro sobre o descarte correto do lixo e a separação de itens recicláveis.
A escola passou também a funcionar como um ponto de coleta de material reciclável, óleo usado e pilhas, que são recolhidos em parceria com a Comdep.
“Essa percepção do espaço para os alunos e a criação de estratégias para a transformação da comunidade foi, sem dúvidas, um momento muito marcante e extraordinário”, comenta Ana Carolina.
Professora Ana Carolina Kapler / Foto: Arquivo Pessoal
Horta Illa Nogueira
Em 2020, o projeto foi vencedor em primeiro lugar do Prêmio Nacional de Aprendizagem Solidária. Com isto, foi construída uma horta na unidade, que levou o nome de Illa de Freitas Nogueira (aluna da escola que se formou no nono ano do Ensino Fundamental em 2013, aos 84 anos).
Foto: Arquivo Pessoal
Os próprios alunos, liderados pelas professoras Lenir Loth e Elizabete Peres, plantam e cuidam da produção. A horta conta com três composteiras, para que o lixo orgânico produzido na cozinha possa entrar no processo.
Uma delas, a composteira pedagógica, tem um vidro transparente, onde os alunos aprendem sobre as fases da compostagem. Além disto, a horta possui uma rede de captação de água da chuva para utilização na plantação.
Já foram plantadas no local ervas medicinais, verduras, frutas e legumes. O que é colhido na horta é utilizado na escola.
A filha de Dona Illa, Lilian Regina Nogueira, conta que a homenagem da horta e o reconhecimento do projeto com o documentário, são de enorme orgulho para ela e para o bairro.
Lilian Regina Nogueira / Foto: Arquivo Pessoal
“Moro na comunidade há 31 anos e vejo mudanças com o projeto. A homenagem da horta foi uma certeza de que todo o empenho da minha mãe em estudar e mostrar a importância da informação estava registrado ali. Me alegro a cada dia que vejo as crianças tendo como referência a alimentação saudável e a importância do estudo. A comunidade precisa se apropriar desta ação da escola e transformar nosso território, também sustentável”, finaliza.