Connect with us

Registro de ocorrências policiais cresce quase 50% em Petrópolis; saiba os motivos

Cidade

Registro de ocorrências policiais cresce quase 50% em Petrópolis; saiba os motivos

Registro de aumento é referente a janeiro até junho deste ano comparado ao mesmo período de 2021

Eleita a cidade mais segura do Estado do Rio de Janeiro em 2019, Petrópolis registrou um aumento no número de ocorrências atendidas em 2022. De janeiro a junho deste ano, a Polícia Militar atendeu a mais de seis mil chamados, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). No mesmo período do ano passado, foram pouco mais de quatro mil casos, o que representa um aumento de 48.1%.

Foto: Divulgação

Em um primeiro momento, essa variação de quase 50% pode assustar, mas conversamos com a Polícia Militar e o aumento pode ser considerado positivo: os registros não são chamados diretos para o 190, mas são todas as ocorrências feitas pela PM. Ou seja, o aumento se deve ao alto número de apreensão de drogas e armas feito pelos policiais no período, representando uma crescente na atividade dos militares de Petrópolis.

“Temos uma queda nos registros de roubos de rua, roubos de veículos, apreensão de drogas. Esse aumento é positivo porque mostra o trabalho dos policiais. Prisões, atendimento a chamados de Maria da Penha também geram ocorrências. A crescente de dados não significa algo negativo. Estamos trabalhando para manter Petrópolis segura”, ressalta a Polícia Militar.

Números

Em relação à apreensão de drogas, o número caiu pouco mais de 12%. Se nós primeiros seis meses de 2021 foram feitas 423 apreensões, durante o mesmo período de 2022, 369 ocorrências envolvendo entorpecentes foram atendidas.

Quem também sofreu queda foi o número de roubos em Petrópolis. Em 2021, nos primeiros meses do ano, 116 roubos foram registrados na cidade. Neste ano, no mesmo período, 60 casos foram computados, representando uma queda de 48.3%. O número de furtos também caiu na cidade em 2022, com 636 casos registrados, 27 a menos que em 2021.

Foto: Divulgação

Em contrapartida, os crimes de lesão corporal dolosa, onde há a intenção de ferir a vítima, aumentaram em relação aos primeiros meses de 2021. No ano de 2022, 564 casos foram registrados, 37 a mais do que no ano passado.

O número de pessoas desaparecidas também cresceu na cidade imperial. Se em 2021 foram 15 casos no início do ano, Dados ISP mostram que em abril, maio e junho deste ano, foram feitos os registros de 13 desaparecimentos na cidade. Destes, a Polícia Civil do Rio de Janeiro verificou que nove registros foram na 105ª DP, no Retiro, e que engloba as ocorrências do primeiro distrito. Dessas nove pessoas, sete já foram encontradas, e duas, Gabriel Martimiano da Silva e Marcelo Junior da Silva, continuam desaparecidas. Segundo a Polícia Civil, as investigações desses casos continuam em andamento.

A Polícia Militar aponta que ao fim de cada mês realiza um balanço da produção policial em Petrópolis, no qual revela o número de apreensão de drogas, prisões e atendimento de ocorrências.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir