Connect with us

Petrópolis tem 13 registros de desaparecimentos de abril a junho deste ano, diz ISP

Cidade

Petrópolis tem 13 registros de desaparecimentos de abril a junho deste ano, diz ISP

Especialista esclarece que não é necessário esperar 24 horas para registrar um desaparecimento e é recomendado informar o máximo de informações sobre a pessoa desaparecida

Os desaparecimentos de quatro pessoas entre os dias 11 e 15 de agosto trouxeram à tona uma preocupação com esse tipo de ocorrência em Petrópolis. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que em abril, maio e junho deste ano, foram feitos os registros de 13 desaparecimentos na cidade.

Foto: Serra Drone

Destes, a Polícia Civil do Rio de Janeiro verificou que nove registros foram na 105ª DP, no Retiro, e que engloba as ocorrências do primeiro distrito. Dessas nove pessoas, sete já foram encontradas, e duas, Gabriel Martimiano da Silva e Marcelo Junior da Silva, continuam desaparecidas. Segundo a Polícia Civil, as investigações desses casos continuam em andamento.

Aumento de desaparecimentos

O levantamento do ISP aponta que houve um aumento do registro de desaparecimentos em Petrópolis. Os dados referentes ao mesmo período de 2021 mostram que foram oito casos registrados no ano passado.

Ao todo, no primeiro semestre deste ano, foram 222 desaparecimentos. Estes números, porém, contam com os desaparecidos nas tragédias de fevereiro e março, quando foram registrados, respectivamente, 193 e 13 casos.

Prevalência de mulheres

Já ao longo de 2021, foram registrados 30 desaparecimentos na cidade. Destes, 46,7% foram de homens, e 53,3% de mulheres, sendo que, quatro delas eram menores de idade.

Um fator que também chamou a atenção com relação aos desaparecimentos deste mês de agosto é que, dos cinco casos divulgados, três eram de mulheres, duas menores de idade.

Um dos casos, no dia 15, foi de uma moradora do Morin, com 14 anos, já encontrada. Outro, no início do mês, foi de Nicoly Lisboa Kronemberger, de 16 anos, moradora do Bataillard. Ela foi ncontrada no início desta semana. Além delas, Fernanda Moreira de Oliveira Duarte, de 40 anos, que havia desaparecido no dia 13, também foi encontrada.

Dos cinco casos este mês, dois continuam desaparecidos. Leoni Torres Reis,  de 18 anos, desde o dia 5 de agosto, e Carlos Eduardo dos Santos Bernardes, de 42 anos, desde o dia 11 de agosto.

Carlos Eduardo e Leoni Reis, ambos ainda desaparecidos / Fotos: Divulgação

Como prosseguir com um desaparecimento?

Ao ter um familiar ou conhecido desaparecido, muitas dúvidas surgem sobre como prosseguir. Em entrevista à Sou Petrópolis, Danielle Guterres, responsável pelo Programa Desaparecidos do Disque Denúncia RJ, esclareceu algumas questões sobre o assunto.

Uma delas relacionada ao tempo que a família deve esperar para registrar a ocorrência que, segundo ela, não necessariamente deve ser de 24 horas. “Só quem convive com a pessoa que pode determinar se é normal ou não esse hábito. Notou o desaparecimento, pode ir à delegacia registrar”, disse.

Para ajudar no trabalho de identificação do desaparecido, Danielle aponta que é importante mencionar as características como cor de pele, cor de cabelo, altura, idade e se tem tatuagem, cicatriz ou barba.

Programa Desaparecidos

O Programa Desaparecidos atua no auxílio à família, indicando como registrar o desaparecimento, fazendo a divulgação dos cartazes do desaparecido e com acompanhamento da situação psicológica dos familiares.

Além disto, também encaminha denúncias e informações recebidas para as delegacias locais averiguarem o caso, ajudando-as a obter êxito. Mais informações podem ser encontradas no site.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir