Connect with us

Aumento do número de animais nas ruas de Petrópolis é motivo de preocupação para protetores

Cidade

Aumento do número de animais nas ruas de Petrópolis é motivo de preocupação para protetores

Tragédia e queda do poder aquisitivo dos tutores estão entre os principais motivos de abandono, segundo os protetores. Prefeitura diz que tem apoiado a causa animal por meio da realização de feiras como forma de estimular adoções responsáveis na cidade, além de ações de castrações

Protetores da causa animal de Petrópolis vêm percebendo um grande aumento no número de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade. Um motivo em comum apontado por eles foram as tragédias e a queda no poder aquisitivo dos tutores.

Os constantes pedidos de ajuda em vários bairros da cidade preocupam esses voluntários que, por vezes, não têm mais condições de ajudar e questionam que haja um apoio do poder público.

Dentre as principais ações que poderiam ser tomadas estão a castração de cães e gatos em todos os bairros da cidade, campanhas de conscientização e punições mais sérias para abandono e maus tratos.

Fotos: Divulgação Dog’s Heaven

“A Prefeitura deveria investir em um programa amplo e regular de castrações, para que se consiga controlar a reprodução. Uma solução de médio prazo e humanitária”, indica o representante do Grupo de Assistência e Proteção aos Animais (GAPA), Carlos Eduardo da Cunha Pereira.

Atualmente, o grupo cuida de mais de 70 animais, e tem tido dificuldade para manter a vermifugação, vacinação e castração de todos os animais que chegam. Carlos explica que este aumento de animais nas ruas aconteceu, em especial, pelo aumento dos custos com ração e tratamentos veterinários. O GAPA pode ser apoiado pelo Pix (e-mail): ajudeogapa@gapaitaipava.com.br.

Pedidos de ajuda

Para Márcia Coelho, voluntária na Dog’s Heaven, é importante um fortalecimento da Coordenadoria de Bem Estar Animal (Cobea) por parte da Prefeitura. Neste mês, a Dog’s Heaven atingiu o limite de cães sob sua tutela, cerca de 350, e não está mais realizando resgates, porém, os pedidos de ajuda não param de chegar.

“Algumas protetoras independentes resgataram nesta semana três ninhadas literalmente jogadas fora, uma até com cordão umbilical. O número de casos como esse é assustador e preocupante”, conta.

A protetora recomenda que, ao encontrar um animal abandonado, a pessoa dê abrigo, cuidado e alimentação, e depois tente levá-lo para a adoção. A Dog’s Heaven pode ser ajudada financeiramente pelo Pix (CNPJ): 18667467/0001-55

Foto: Divulgação Dog’s Heaven

Mapeamento e parceria

Outra ação que deve ser tomada pelo poder público é o mapeamento de colônias, para que haja uma castração efetiva, como aponta a voluntária da Somos Todos Protetores, Virgínia Pereira.

“Os animais que estão nas ruas são de obrigação do poder público e quem está fazendo esse trabalho são os protetores. É preciso uma política constante de castração e mais feiras de doação”.

Além disto, Virgínia recomenda uma parceria entre a Prefeitura e clínicas veterinárias indicadas pelos protetores. “Teríamos um cadastro e, quando resgatássemos um cão de rua atropelado, por exemplo, quem custearia seria a Prefeitura”, sugere.

Dificuldade de doações

A Somos Todos Protetores tem, sob sua tutela, mais de 200 animais. Os canis e gatis do abrigo, onde estão 90 desses animais, não têm mais vagas. Os demais animais ficam nas casas dos próprios voluntários da entidade.

A queda do poder aquisitivo das pessoas afetou também o trabalho dos protetores, que veem as doações diminuindo. “Vemos que a população quer ajudar, mas não tem condições. Os protetores costumam fazer rifas e vaquinhas. Sei que a situação está bem complicada para todo mundo, mas se cada um ajudar um pouquinho, acho que conseguimos fazer muito”, reflete Virgínia.

Outra forma de ajudar apontada por ela é denunciando quem maltrata e abandona diretamente para a polícia, portando provas. A Somos Todos Protetores pode ser ajudada pelo Pix (CNPJ): 42473395000190 ou email: somostodosprotetores@gmail.com.

Fotos: Divulgação Somos Todos Protetores

Ações da Prefeitura

Em resposta, a Prefeitura informou que a Cobea está promovendo feiras de adoção semanalmente, aos sábados em praças e locais públicos. Até o momento foram realizadas 21 edições e 93 animais foram adotados. No dia 27 será realizada uma, no Parque de Exposições em Itaipava, das 10h às 15h.

Em julho, a Prefeitura disse que realizou a castração de 1,2 mil cães e gatos, por meio de um castramóvel que ficou instalado na região do Quitandinha. A previsão é que mais ações como esta aconteçam até o fim do ano.

Diariamente, a Cobea realiza ações de fiscalização de maus-tratos e orientação a tutores. Em 2022, foram realizadas mais de 200 vistorias para combater maus-tratos a animais. Nos casos mais graves, são abertos boletins de ocorrência para que o responsável responda criminalmente.

A Prefeitura finalizou dizendo ainda que a Coordenadoria de Bem Estar Animal (Cobea), integrantes do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupa) e grande parte dos protetores de animais entendem que a construção de um abrigo público municipal não é a política pública da causa animal mais eficaz.

O entendimento é que o enfrentamento ao abandono deve ser feito com campanhas de conscientização e adoção responsável, além de ações de castração, mobilizações que vêm sendo feitas pela Prefeitura, com o apoio do Comupa e das Ongs.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir