#SoudePetrópolis: conheça a história de tradição e sabores da chocolateria Katz
Em 2023, empresa celebra 70 anos de fundação
Como fazem os gatos, a marca petropolitana Katz também expressa seu carinho nos detalhes. Resultado da amizade entre uma alemã e uma austríaca, a empresa nasceu em Petrópolis em 1953. Desde então a produção acontece na cidade, e é a chocolateria de sucesso que estreia a série #SoudePetrópolis sobre empreendimentos petropolitanos iniciados no município, mas que romperam fronteiras e hoje são conhecidos no Estado e fora dele.
Foto Divulgação
Confira, abaixo, a história de tradição e sabores do negócio! As informações nos foram cedidas pela gerente administrativa da empresa, Luciana Montesso que, de 49 anos de idade, dedica 26 deles à marca!
Uma amizade de muitos frutos
A história do Katz tem na alemã Anne Katz e na austríaca Ruth Bucki seus principais pilares. A princípio em casa, as duas passaram a fabricar, em Petrópolis, receitas de suas terras natais. Retrato de sua cultura, os produtos assumiram também o valor da amizade da dupla, que não demorou a conquistar petropolitanos e veranistas. Inspiradas pelo sobrenome de Anne, as duas fundaram a própria empresa artesanal de doces.
A transformação da logomarca ao longo dos anos. Fotos: Divulgação
Valores que resistem ao tempo
Na contagem regressiva pela celebração dos 70 anos em 2023, o Katz teve na Avenida XV de Novembro – atual Rua do Imperador – seu primeiro endereço. Chegando a funcionar também na esquina da Alencar Lima, a marca tem desde 2008 sua loja de fábrica na subida do Relógio das Flores. Onde a mágica acontece, é lá que a produção acontece da mesma maneira artesanal de quando a empresa foi fundada.
Fotos: Divulgação
#Olhaquedemais: a chefe do setor de chocolate do Katz é a simpática Gina, que já colabora com a empresa há 45 anos! Tem noção? É muito talento e carisma!
Foto: Divulgação
Para além de Petrópolis
Hoje, o Katz é responsável pela produção de mais de cinco toneladas de produtos mensais, sem abrir mão do trabalho artesanal que rege e enriquece todo o processo. Somente no Rio são mais de 150 pontos de venda que fidelizam outros apaixonados pela marca. Entre os itens de maior sucesso estão o tubinho, a língua de gato, os biscoitos amanteigados e a mentirinha, além da torrada Petrópolis de fabricação própria.
Fotos: Divulgação
#Vocêsabia? Ao longo dos anos e, com o falecimento das amigas Anne e Ruth, o Katz assumiu outras gestões, mas sempre se manteve administrado por petropolitanos. Qual é a sua lembrança favorita da marca? Conta pra gente nos comentários!
Veja também:
- Pequeno no tamanho, mas grande na dedicação: petropolitano de 11 anos abre marca de doces com a família
- 6 fatos e curiosidades sobre a história do grupo de dança folclórica Blumenberg Volkstanz
- Coral dos Canarinhos de Petrópolis comemora caminhada de 80 anos de tradição, prestígio e inovação
- 8 fatos e curiosidades que você talvez não saiba sobre a Bauernfest em Petrópolis
- 7 vídeos curtos para conhecer fatos e curiosidades sobre o patrimônio de Petrópolis