Connect with us

Coral dos Canarinhos de Petrópolis comemora caminhada de 80 anos de tradição, prestígio e inovação

História

Coral dos Canarinhos de Petrópolis comemora caminhada de 80 anos de tradição, prestígio e inovação

Coro de meninos mais antigo do Brasil, o IMCP representa uma das principais heranças deixadas pelos germânicos na cidade

Primeiros colonizadores de Petrópolis, foram os germânicos os responsáveis por edificar a cidade segundo suas raízes. Presentes na arquitetura, gastronomia e no segmento cervejeiro, eles também deixaram como herança a tradição dos corais. Não à toa, o município é sede do Coral dos Canarinhos: o mais antigo do Brasil e que, em 15 de agosto de 2022, celebra 80 anos de uma caminhada atrelada à inovação pela qual já passaram mais de três mil vozes. 

Foto: Divulgação

Como parte das celebrações em homenagem aos 80 anos do coral haverá missas – uma delas cantada por ex-Canarinhos e cuja inscrição pode ser feita clicando aqui; um concerto com solistas e orquestra; a promoção de um almoço comemorativo; a realização de festivais de pizza e pastel; além dos lançamentos de uma coleção de canecas, playlist nos principais serviços de streaming e um novo site: reformulado e que irá ao ar na próxima segunda-feira, data em que é celebrado o aniversário dos Canarinhos, pelo link www.canarinhos.com.br

Fundado por Frei Leto Bienias aos moldes dos coros de meninos da Alemanha, uma vez que ele mesmo estagiou no Regensburger Domspatzen – o coro de meninos mais antigo do mundo – o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis preserva em sua metodologia muito do que foi empregado nos primórdios do coral. Instituição que preza pela disciplina, coloca em prática os valores franciscanos e desenvolve a formação musical e humana de excelência, o IMCP é patrimônio de Petrópolis e também do Brasil. 

Gestora do IMCP, Rose de Mello discorre sobre a essência da instituição que, há 80 anos, oferece de maneira gratuita a alimentação, formação e viagens dos coralistas. Aberto a toda a população de Petrópolis, o instituto é hoje constituído por 141 cantores, dentre eles meninos, meninas e aprendizes de diferentes realidades sociais. “Fora daqui somente os coros de países desenvolvidos oferecem tamanha formação musical e humana de qualidade e sem custo”, afirma Rose, que chama atenção, ainda, para o abrangente repertório praticado.

Foto: Divulgação

“Uma das nossas preocupações é o cultivo da música sacra. No Brasil poucos coros infanto-juvenis apresentam este estilo de repertório”, descreve. Ambiente de aprendizagem social e crescimento, a instituição se revela, ainda, ferramenta de transformação para os coralistas. Estimulados a respeitarem o próximo e adotarem um senso de comunidade, é lá também que eles vivenciam experiências que transcendem o campo musical e que os fazem vislumbrar possibilidades ilimitadas em quaisquer que sejam as áreas.

Uma história da qual se orgulhar

Foto: Divulgação

Em 80 anos de caminhada, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis já realizou viagens internacionais para a Europa, Argentina, Venezuela e Estados Unidos; cantou com o Papa Paulo VI; se apresentou na final do jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2004; gravou 17 CD’s – um deles com tiragem de 300 mil cópias; se apresentou com renomados artistas brasileiros a exemplo de Milton Nascimento, Roberto Carlos, Ângela Maria, Luiz Ayrão e o grupo Roupa Nova; e integrou o projeto Aquarius – com destaque para a edição na Praia de Copacabana em que foi cantada a Sinfonia dos Mil de Mahler.

Atualmente, 40 ex-Canarinhos vivem da música. “Temos maestros de orquestras, cantores fazendo carreira solo no Brasil e exterior, músicos de orquestra, músicos especializados em musicais e compositores”, destaca Rose, que divide os esforços da instituição em fazer com que a história dos Canarinhos esteja atrelada à inovação sem abrir mão da tradição. Bem sucedida, a tarefa fez deles finalistas por dois anos consecutivos nos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2021, na categoria Iniciativas em Redes Sociais; e, este ano, na seção de curtas-metragens pela obra “Canarinhos de Petrópolis: tradição e contemporaneidade”.

“Ao longo de dois anos foram inúmeras gravações, lançamentos e ações para manter vivo este coral que atravessa décadas. Fomos finalistas no prêmio da CNBB justamente pelo Especial de 78 anos do Coral dos Canarinhos: desenvolvido inteiramente pelo IMCP e veiculado na internet”. Ainda durante o período de isolamento social, o Instituto se destacou pela criação do Coro de Câmara dos Canarinhos de Petrópolis: grupo vocal que abrange da música medieval à contemporânea, com destaque para o MPB e o pop internacional.

“Em um ano de fundação, o Coro de Câmara já se apresentou em concertos de Natal, casamentos e eventos temáticos. São apresentações memoráveis com obras de alta qualidade e grande relevância”, pontua Rose que, junto do Frei Marcos Antônio de Andrade e de Marco Aurélio Lischt fundou o referido grupo. 

Números que comprovam o sucesso

Sinônimo de prestígio, disciplina e emoção, o Coral dos Canarinhos, devido à pandemia, tem conquistado uma audiência crescente também no âmbito digital. Somadas as visualizações do canal do YouTube e da página do Instagram do coro, são mais de 200 mil reproduções que comprovam o importante papel desempenhado pela instituição cujo comprometimento com a formação dos coralistas é evidente e, no período pós-pandemia, precisou se adequar ao novo momento de mundo vivido.

Foto: Divulgação

“Tivemos que reformular todo o conteúdo das aulas de formação musical. Estamos sempre atentos com o desenvolvimento pedagógico e humano das crianças e adolescentes e, além de cantar, sempre que podemos, proporcionamos aos coralistas momentos de lazer e convivência”, diz Rose. Como parte das comemorações pelos 80 anos dos Canarinhos, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis desenvolveu uma programação variada e retrato da ambição do grupo cuja história ainda tem muitos capítulos a serem escritos.

Nas redes sociais, os Canarinhos podem ser acompanhados pelas páginas @canarinhosdepetropolis – Instagram e TikTok, Canarinhos de Petrópolis – YouTube e Canarinhos de Petrópolis – YouTube.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir