Connect with us

6 fatos e curiosidades sobre a história do grupo de dança folclórica Blumenberg Volkstanz

História

6 fatos e curiosidades sobre a história do grupo de dança folclórica Blumenberg Volkstanz

O grupo é um dos sete que constituem a Bauernfest

Se engana quem pensa que os grupos de dança folclóricos que se apresentam na Bauernfest se resumem a alguns minutos de performance no palco! Pensados em cada detalhe, eles são a manutenção do legado deixado pelos colonos a partir de movimentos de dança, trajes e histórias lembradas. Hoje, conheça os fatos e curiosidades que compõem a trajetória do grupo Blumenberg Volkstanz.

1- Do nome ao brasão

Foto: Divulgação/Igor Plumm

Prestando bastante atenção você irá notar alguns detalhes preciosos do brasão do grupo que refletem o seu propósito. Em alemão “montanha das flores”, Blumenberg faz referência a Petrópolis: a Cidade das Hortênsias que, além das flores, também cultiva tradição. No brasão, estão presentes as flores e pontes da cidade, a coroa e o dragão em alusão ao período do império, bem como a águia prussiana em homenagem à região de origem dos colonos.

Foto: Divulgação

2- Ao todo, quatro categorias

Foto: Divulgação/Igor Plumm

Fundado em 2001 com a categoria adulta, o Blumenberg é hoje o único grupo de dança folclórica em Petrópolis a contar com quatro categorias: infantil, juvenil, adulta e master. Certo de que a juventude desempenha um papel fundamental na continuidade das tradições e do trabalho desempenhado, o grupo tem se esforçado para manter o interesse dos mais jovens na missão de preservar o legado dos colonos.

3- Uma grande variedade de trajes

Foto: Divulgação/Igor Plumm

Unindo as quatro categorias que o constituem, o Blumenberg conta com uma ampla variedade de trajes. No caso da categoria adulta, por exemplo, são três trajes: dois austríacos, sendo o oficial da Categoria Adulta originário de Viena e outro do Tirol; e o terceiro originário da Pomerânia, conhecido como o “Traje de Pescadores da Ilha de Rügen”.

4- O cuidado na criação das sequências de dança

Foto: Divulgação/Igor Plumm

Criadas com base nos trajes utilizados, as sequências de dança se propõem a preservar a história. Dessa forma, o repertório é construído de maneira bastante diversificada, com danças de diversas regiões de tradição germânica como o Tirol, o Vierlande, a Pomerânia, a Suábia, a Baviera e a Boêmia. Como resultado, o público confere diferentes gêneros e ritmos, a exemplo de polcas, valsas, mazurcas e os tradicionais sapateados alpinos schuhplattler.

5- Apresentações na Bauernfest e fora dela

Foto: Divulgação/Igor Plumm

Um aspecto bastante interessante sobre o Blumenberg é o prestígio tido por ele também fora de Petrópolis. Para se ter uma ideia, em 2017 o grupo se apresentou no Festival Internacional de Folclore na Nova Petrópolis após uma etapa de avaliação e seleção pela comissão julgadora. Além disso, ao longo do ano é comum que se seus dançarinos se apresentem em outras cidades, como já aconteceu no Rio, em Minas, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

6- Em família e em constante renovação

Fotos: Arquivo pessoal Alexandre Carvalho Bonifácio – Divulgação/Igor Plumm

Extremamente familiar, o Blumenberg conta com diversos casos de pais que, envolvidos com a atuação de seus filhos na dança do grupo, se viram motivados a também dançar e hoje constituem as categorias adulta e master. Em constante renovação, o Blumenberg Volkstanz tem forte presença digital e, além de perfil no Instagram, em breve irá lançar seu novo site. Mais informações sobre a proposta, agenda e novidades podem ser obtidas clicando aqui.

Veja também:

Essa matéria foi feita em parceria e com o patrocínio de Blumenberg Volkstanz
Blumenberg Volkstanz no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir