Connect with us

Petropolitana de 23 anos vence o maior prêmio latino-americano de Design

Cidade

Petropolitana de 23 anos vence o maior prêmio latino-americano de Design

A jovem estudante de Design criou um projeto voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista

A petropolitana Raphaela Torres, de 23 anos, ganhou o Latin American Design Awards, na categoria Health Technology, Design de Produtos. Seu projeto foi desenvolvido ao lado da carioca Maria Fernanda Vidal e tem como base a ajuda para crianças com Transtorno do Espectro Autista.

Foto: Arquivo pessoal

Conheça Raphaela

Raphaela é nascida e criada no Alto da Serra, em Petrópolis. Fã de desenhar, a jovem sempre foi muito curiosa. Após a escola, conseguiu uma bolsa na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) e começou a estudar design. Sobre o curso, a petropolitana comenta que não se animava muito com a perspectiva tradicional de trabalho que era descrita na internet, mas sabia que era o que mais se encaixava com o seu perfil criativo.

Foto: Arquivo pessoal

“Logo no começo do curso, a gente vê que design é muito mais complexo e completo do que encontramos por aí. Fui descobrindo seus lados e mergulhando neles cada vez mais. Enxergar o design como uma trama de conhecimentos e campos é a nossa missão”, conta.

A petropolitana vê no Design uma oportunidade de se atentar ao papel na sociedade, buscando comunicar e solucionar questões a partir disso.

O prêmio e o projeto

O Latin American Design Awards é a maior premiação de design da América Latina. Na seleção dos projetos, os jurados avaliam as melhores ideias e peças com base na inovação, impacto social e criatividade.

A petropolitana explica que o projeto é muito importante para crianças com Transtorno do Espectro Autista. O Moods, como é chamado, é um sistema de brinquedos sensoriais terapêuticos que auxilia as crianças a compreenderem e reconhecerem suas emoções e sentimentos por meio de dinâmicas com a família.

Foto: Reprodução

“Percebemos que esse tópico era muito comum, mas pouco falado. A dificuldade de entendimento desse lado emocional, tanto pela criança quanto pelos adultos, poderia ser a base de outros problemas que a criança já enfrentava pelo transtorno”, detalha a designer.

Raphaela explica, ainda, que o produto atua diretamente na ansiedade das crianças, amenizando sensações de desorganização provocadas por mudanças imprevisíveis de rotina. Para o desenvolvimento do projeto, a petropolitana fez muitas pesquisas ao lado da amiga Maria Fernanda, além de falar com profissionais da área e várias famílias. “O prêmio é nosso e de todos que passaram pelo projeto de alguma forma”.

Representar Petrópolis

Quando questionada sobre a sensação de representar Petrópolis, Raphaela contou que se sentiu orgulhosa. A petropolitana agradeceu aos pais pelo apoio e pelas oportunidades oferecidas, além de elogiar os designers da cidade.

Foto: Reprodução do Instagram

“Acho que pode ser um curso que mais petropolitanos queiram fazer por causa da forte era digital. Para a garotada, incentivo que busquem o máximo de informações pela internet, já que hoje é mais fácil encontrar indicações de vídeos e leituras sobre o curso, além de podermos acompanhar o trabalho de vários designers brasileiros que estão brilhando por aí, mesmo saindo de locais sem muitas oportunidades”, finaliza.

Para acompanhar o trabalho da designer e de sua dupla, basta seguir o perfil @raaphatorres e @nandavidalt no Instagram.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir