Connect with us

Filme vencedor no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro teve petropolitana na produção

Cultura

Filme vencedor no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro teve petropolitana na produção

Thalita Portugal foi a gestora de projetos de “O Auto da Boa Mentira”, premiado na última semana como o melhor filme por júri popular. O longa-metragem é inspirado nos contos de Ariano Suassuna e ganhará série para a TV Globo ainda este ano

Na última quarta-feira (10), aconteceu o 21° Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Petrópolis foi muito bem representada na premiação, isto porque a gestora de projetos de um dos vencedores da premiação, Thalita Portugal, é petropolitana.

“Foi uma emoção enorme e surpresa muito comemorada por nós. Não imaginávamos. Estamos muito felizes e com ainda mais gás para emplacar e vencer com novos projetos. Certamente esse prêmio é consequência de muito trabalho e muita dedicação de toda a equipe e fazer parte disso é empolgante e animador”, comentou a profissional responsável pelo “O Auto da Boa Mentira”, eleito o melhor filme por júri popular.

Foto: Arquivo pessoal

Inspiração de Ariano Suassuna

“O Auto da Boa Mentira” é inspirado nos contos de Ariano Suassuna, poeta paraibano e autor de “O Auto da Compadecida”. O elenco conta com grandes nomes como Leandro Hassum, Jesuíta Barbosa, Renato Góes, Nanda Costa e Cássia Kise.

“Fui parte da equipe da produtora desde quando o projeto ainda era uma ideia inicial, quando, por exemplo, começamos a estudar as aulas espetáculo do saudoso Ariano Suassuna, pensando no que aquilo tudo poderia virar”, explicou.

Fotos: Divulgação

O prêmio é resultado de uma longa caminhada dentro do audiovisual. Thalita começou neste mercado há 11 anos, quando estagiou na produção executiva da Cine Group. “Desde lá tem sido um grande aprendizado. Muitos projetos, cada um com seu desafio particular, fora o desafio do primeiro mercado. Hoje sou diretora de atendimento de entretenimento”.

Homenagem às mulheres

Na edição deste ano do Prêmio, a Academia Brasileira de Cinema homenageou as mulheres produtoras de cinema. Para Thalita, um tributo necessário para todas as mulheres que fazem o mercado audiovisual acontecer.

“O trabalho em si já é complicado e para nós, mulheres, ainda mais difícil. Sinto muito orgulho de trabalhar em uma produtora criada e cuidada por mulheres. Agora, uma coisa é fato, não basta apenas homenagear, precisamos de acessos igualitários. Precisamos de direitos iguais e cada vez mais visibilidade”.

Foto: Arquivo pessoal

Cinema nacional

Nos últimos anos, o cinema nacional vem ganhando cada vez mais notoriedade e reconhecimento. Apesar disto, a valorização do cinema, e da cultural nacional como um todo, ainda é pouca. “Estamos longe de ter a estrutura e, principalmente, os investimentos necessários. O mercado continua sacrificado e a pandemia piorou ainda mais a situação. Agora o mercado começa a tentar se reestabelecer de novo mas ainda falta muito. Precisamos de fomentos”, observou.

Foto: Arquivo pessoal

Sobre o filme

O filme apresenta quatro histórias inspiradas em contos bem-humorados de Ariano Suassuna, e a partir dos relatos divertidos do poeta paraibano, o público conhece Helder (Leandro Hassum), Fabiano (Renato Góes), Pierce (Chris Mason) e Lorena (Cacá Ottoni), vivendo diferentes situações em que, ironicamente, a mentira é sempre a protagonista.

O Auto da Boa Mentira é um retrato urbano sobre os “casos” baseados em frases e entrevistas do escritor que “gostava da mentira como arte e não para prejudicar os outros”, como frisou em diversas ocasiões.

Lançado em 2021, o filme o Auto da Boa Mentira ganhará formato de série com previsão de estreia para o segundo semestre de 2022. Com quatro histórias originalmente, a série para a TV Globo vai ganhar um episódio especial estrelado pela atriz Zezé Polessa. “Ainda não temos uma data oficial, mas estamos muito animados em estrear a série, que está super divertida”, finalizou Thalita.

Foto: Arquivo pessoal

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir