Connect with us

Nutricionista de Petrópolis dá 7 dicas para emagrecer de forma saudável

Saúde

Nutricionista de Petrópolis dá 7 dicas para emagrecer de forma saudável

Medidas devem visar inicialmente a saúde, sem uso de dietas restritivas e com acompanhamento profissional especializado

Muitas pessoas têm a vontade de emagrecer e, para isso, seguem por métodos radicais e restritivos, tendo como foco principal entrar no padrão de corpo magro, ao invés de se manter saudável.

A nutricionista Silvana Didonet, especialista em nutrição clínica funcional, esportiva, estética e saúde da mulher, dá algumas orientações para como perder peso, mas visando a saúde, tanto física, quanto mental.

Foto: Arquivo pessoal

1° Foque na saúde fisiológica e mental

A profissional ressalta que o objetivo principal nunca deve ser o emagrecimento imediato, mas sim a saúde fisiológica e mental. “Com certeza seu corpo irá lhe premiar com um corpo magro, pele bonita e disposição quando for presenteado com carinho e saúde”.

2° Utilize um diário alimentar

Utilizar um diário alimentar como aliado para monitorar o que comeu e como comeu durante o dia ajudará a refletir sobre os motivos de ter comido determinado alimento e buscar soluções para mudar comportamentos excessivos.

3° Busque um nutricionista

Para colocar essas mudanças em prática, é importante ter a ajuda de um profissional especializado, como um nutricionista. “Ele norteará a alimentação dos pacientes quanto ao consumo de nutrientes importantes para a fisiologia humana. Quando se trata do emagrecimento saudável, duradouro e definitivo, o nutricionista poderá te auxiliar de forma progressiva e no tempo de cada um se utilizando de técnicas da crononutrição e nutrição comportamental aliadas à nutrição clínica. Ele deve estar disposto a te escutar sem julgamentos e a ajudar no que for preciso”, comentou Silvana.

Foto: Arquivo pessoal

4° Flexibilize a alimentação

Quando essa base estiver bem estabelecida, o processo de emagrecimento se tornará saudável e os resultados começarão a se tornar reais e consistentes, além de melhorar a relação com os alimentos.

“Alimentos naturais precisam estar presentes na alimentação diária, mas um brigadeiro, por exemplo, não irá atrapalhar seu resultado. Quando existe essa flexibilidade alimentar, podemos desfrutar de alimentos que gostamos e mesmo assim conseguir ter saúde física e mental”, afirmou a nutricionista.

5° Não faça dietas restritivas

Ao começar uma dieta, algumas pessoas acreditam que reduzir as calorias de forma abrupta é o melhor caminho. A nutricionista alerta, porém, que essas restrições fazem o corpo entrar em estado de alerta, além de desregular a produção de hormônios importantes para o metabolismo, como a grelina, insulina e leptina. O corpo começa assim a poupar energia e o metabolismo a gastar cada vez menos.

Assim, ao se expor ao excesso de calorias, essa energia extra começa a ser estocada em forma de gordura, como instinto de sobrevivência. “Quando iniciamos uma dieta restrita e sem acompanhamento, dificilmente conseguiremos manter essa restrição por muito tempo e, consequentemente, na primeira oportunidade, somos levados a um descontrole alimentar, dificultando a manutenção do peso e de uma boa relação com a comida”, explicou.

Foto: Arquivo pessoal

6° Alie a boa alimentação com a prática de exercícios físicos

É importante focar também na prática de exercícios. “Nós, seres humanos, somos feitos para o movimento e o estresse oxidativo causado pela atividade física se reverte em feedback negativo na melhora de todos os índices da saúde fisiológica e hoje em dia é inegável, entre a comunidade científica, que 3 pilares para se obter e manter saúde são o alinhamento do ciclo circadiano com a alimentação e os exercícios físicos. Sem um ou sem outro não dá certo, seja qual o objetivo for”, alertou.

7° Acompanhamento multidisciplinar

O acompanhamento com o nutricionista e com outros profissionais da saúde fará o processo como um todo acontecer de forma mais saudável. “Na verdade, é sempre importante enfatizar que o acompanhamento multidisciplinar junto ao nutricionista, psicólogo e médico é de suma importância para conseguir flexibilidade na alimentação e melhora na relação que se tem com o alimento”, finalizou.

Sobre a profissional

A nutricionista Silvana Didonet atende no consultório localizado na Estrada União e Indústria, 9153, sala 109, Ed. Tangará, Itaipava, Petrópolis.

Lá são prescritos, feitos e solicitados exames de calorimetria indireta, limiares esportivos, exames de DNA da microbiota intestinal, DNA ligado a alimentação e intolerâncias e esporte e exames de intolerância alimentar para 59 alimentos.

A profissional pode ser encontrada no Instagram: @silvanadidonet_nutri ou pelo telefone: (24) 98173-3007.

Foto: Arquivo pessoal

Veja também:

Essa matéria foi feita em parceria e com o patrocínio da nutricionista Silvana Didonet
nutricionista Silvana Didonet no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir