Museu dos Brinquedos de Petrópolis celebra um ano de fundação com novidades
Neste período, o acervo do museu dobrou e o espaço ocupado pelo projeto também – tanto o físico, quanto aquele no coração dos petropolitanos e turistas
Passe para boas recordações da infância e juventude do passado, o Museu dos Brinquedos de Petrópolis celebra um ano de fundação no dia 24 deste mês. Fundado com um acervo de 500 itens, o projeto agora já passa dos mil objetos, uma estrutura ampliada e incontáveis relatos de visitantes que, graças ao espaço, tiveram a oportunidade de revisitar sensações e bons momentos adormecidos.
Foto: Divulgação
Um museu em crescimento
A exemplo do acervo crescente de brinquedos que marcaram a infância e a juventude dos anos 50 aos 2000, o museu também tem sido ampliado. Iniciado numa modesta sala, o projeto agora já conta com três outros cômodos integrados. Tem a sala dos jogos de tabuleiro, uma de objetos e outra terceira voltada ao universo de futebol, com brinquedos relacionados ao esporte e camisas vintage de time.
Foto: Divulgação
Uma paixão que vale a pena dividir
Idealizado pelo carioca Marcos Paulo Almeida, o Museu dos Brinquedos surgiu de seu carinho pelo tema. Na escola da filha, Marcos levou alguns de seus brinquedos antigos para uma exposição. O pequeno acervo fez sucesso entre as famílias e, frente a tantos relatos emocionantes, ele decidiu potencializar o bem estar causado pelo contato com brincadeiras, personagens e histórias adormecidas. Surgia, então, o projeto do museu.
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
Um museu do qual o visitante se sente parte
É impossível visitar o Museu dos Brinquedos e não se emocionar com a visita. Porta de entrada para uma época em que não havia preocupações, o ambiente acorda a criança interior de cada um, que observa e interage com os itens quase que de forma mágica! Além de se sentir parte dos períodos retratados, o visitante também pode ir além e contribuir com o acervo a partir da doação de algum brinquedo antigo.
Foto: Divulgação
Dica: aqueles que quiserem doar itens para o acervo do Museu podem ir até o local, que fica na Avenida Barão de Amazonas, número 25, no Centro, de sexta a domingo, das 10 às 17 horas; ou então fazer contato com o Marcos pelo telefone (21) 98941-7588. A cada doação ao acervo, um novo item será entregue a uma criança carente do município. Além da boa ação, as doações ao Museu concedem ao colaborador o passe livre vitalício para visitar o local sem custo!
Foto: Divulgação
Exposição itinerante nas escolas
Sabendo que o Museu dos Brinquedos surgiu a partir de uma tímida exposição na escola da filha de Marcos, nada mais justo do que a proposta continuar! Foi anunciado, recentemente, que o museu vai oferecer uma exposição itinerante em escolas. A partir dela, são levados aos colégios mais de 200 brinquedos antigos, videogames do passado e objetos que marcaram época, com a possibilidade de realização de oficinas com brincadeiras “retrô”.
As escolas que tiverem interesse em levar a exposição itinerante a seus alunos podem fazer seu agendamento também pelo número (21) 98941-7588 e falar com Marcos.
Kit Nostalgia
Antigamente, as festas infantis não se davam por completas até que fosse distribuído o “saquinho surpresa” com guloseimas e brindes. No Museu dos Brinquedos, a lógica é quase a mesma. As famílias que quiserem podem adquirir no passeio o chamado Kit Nostalgia, com doces que marcaram gerações, como os famosos Chicletes e o atemporal Gamadinho.
Foto: Divulgação
O Museu dos Brinquedos de Petrópolis fica no Liberty Garden, na Avenida Barão de Amazonas, número 25, no Centro. O local funciona de sexta a domingo, das 10 às 17 horas, e no aniversário – 24 de abril – vai promover brincadeiras durante todo o dia com alguns dos itens que compõem o acervo. A entrada ao Museu custa R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia. Crianças de 6 a 12 anos pagam meia-entrada e idosos acima de 60 anos também.
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
Aqueles que quiserem acompanhar as novidades do museu, como o lançamento de novos kits nostálgicos, podem acompanhá-lo pelo Instagram @museudosbrinquedosrj
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
Veja também:
- Palácio Sesc Quitandinha reabre para visitação do público em Petrópolis
- Casa Marambaia terá caça aos ovos e oficina para crianças na semana da Páscoa
- Circuito Religioso: 21 igrejas e templos para conhecer em Petrópolis
- Conheça as rotas do ‘walking tour’ em Petrópolis: passeios são guiados e feitos a pé pelo Centro
- Roteiro de um dia em Petrópolis: 16 dicas do que fazer na Cidade Imperial
- 14 roteiros para aproveitar o melhor de Petrópolis