Petrópolis tem mais de 3 mil casas interditadas após tragédias consecutivas
Outras 3.700 vistorias com equipes técnicas seguem em andamento pela Defesa Civil. Famílias estão sendo cadastradas no aluguel social. Até o momento, o município diz que 841 contratos foram formalizados
Dados divulgados pela Defesa Civil apontam que Petrópolis já tem 3.300 casas interditadas após as tragédias de 15 de fevereiro e 20 de março. O órgão informou que outras 3.700 vistorias com equipes técnicas seguem em andamento.
Foto: @maridcrocha
Dos imóveis que já foram interditados, a Defesa Civil diz que mais de 2.600 foram atingidos parcial ou totalmente por escorregamentos de terra, ocorridos em diferentes regiões de cerca de 50 localidades.
Aluguel social
Até o momento, a Prefeitura diz que 841 contratos de aluguel social foram formalizados para famílias que receberão o benefício de R$ 1 mil, concedidos a partir de parceria entre Estado e Município.
Segundo o município, as famílias que estão sendo encaminhadas para as novas moradias estão recebendo kits de linha branca, cestas básicas, material de higiene e limpeza.
A Secretaria de Assistência Social informou que segue no atendimento a 781 pessoas que tiveram suas casas afetadas pelas chuvas, de forma direta ou por estarem em áreas de risco.
De acordo com o município, as pessoas que estão em abrigos ou que têm perfil social avaliado nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) estão sendo cadastradas no programa de Aluguel Social.
Sobre os laudos
Quem teve o imóvel interditado e ainda não retirou o laudo, pode fazer o requeimento pelo site da Prefeitura ou presencialmente na sede da Defesa Civil, que fica na Rua Buarque de Macedo, 128 – Morin.
De acordo com o município, as pessoas podem ainda fazer a consulta sobre a conclusão do laudo de vistoria pelo telefone 2246-9281 ou pelo próprio 199.
Veja também
- #AbracePetrópolis, na 5ª edição da série em apoio ao comércio, confira mais 10 locais afetados pelas chuvas
- GRAD convoca voluntários para dar carinho e atenção aos animais resgatados em tragédias de Petrópolis
- Defesa Civil alerta para previsão de chuva moderada a forte para o município
- ‘Amnésia do Céu Azul’: movimento busca evitar que tragédias de 2022 sejam esquecidas
- Saque calamidade: moradores do 1º e 2º distritos já podem resgatar FGTS em Petrópolis
- Imagem revela momento em que cachorro que passou 13 horas soterrado é resgatado no Alto da Serra