Connect with us

Defesa Civil alerta para previsão de chuva moderada a forte para o município

Cidade

Defesa Civil alerta para previsão de chuva moderada a forte para o município

Previsão de instabilidade no tempo se mantém para toda a semana

A Secretaria de Defesa Civil informou na noite desta segunda-feira (28) que enviou aviso por SMS e em grupos de comunicação por aplicativo para alertar sobre a atuação de núcleos de chuva no entorno do município. A previsão, segundo o órgão, é de pancadas de chuva moderada a forte, de forma isolada, para a cidade nas próximas horas.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Para hoje, também de acordo com o boletim do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), não se descarta a possibilidade de ocorrer deslizamentos pontuais caso se concretize a previsão meteorológica.

Essas condições levam em consideração os eventos recentes que colocam a cidade em situação de maior sensibilidade, tendo em vista o impacto no solo provocado por chuvas recentes.

“Ainda estamos com o nível de saturação do solo elevado, então a partir da concretização da previsão de chuva há riscos para novos deslizamentos”, destacou a geógrafa da Defesa Civil, Eduarda Conde, explicando que análise de risco de deslizamentos nas localidades, leva em consideração os índices pluviométricos que podem indiciar o nível de infiltração no solo. “A partir desse dado ressaltamos as áreas mais suscetíveis para esse tipo de ocorrência”, completa.

Previsão de chuva para toda a semana

De acordo com a meteorologia da Defesa Civil, há previsão de chuva para toda a semana. Para amanhã (29), ainda há possibilidade de registro de chuva, principalmente para os períodos da tarde e noite. O mesmo se mantém para quarta-feira (30).

“Além da chuva, é esperado o declínio das temperaturas, com máxima prevista de 20°C na sexta-feira. O outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno, e portanto, possui características de ambas. A passagem de frente fria ainda é frequente na Região Sudeste, o que contribui para episódios de chuva intensa, assim como a incursão de massas de ar frio, provocando o declínio das temperaturas”, disse a meteorologista da Defesa Civil, Hana Carolina Silveira.

Entre quinta (31) a sábado (2), o avanço de uma frente fria pela Região Sudeste, mantém a instabilidade nas condições do tempo no município. Para este período há indicativos de acumulados significativos, que podem alcançar até 200 milímetros.

Essas previsões ainda podem sofrer alterações de acordo com as atualizações dos modelos meteorológicos. A Defesa Civil faz o acompanhamento constante e a qualquer alteração nas condições do tempo será feito envio de novos avisos se necessário.

Como receber os avisos por SMS?

Para receber os avisos por SMS, a população deve cadastrar o CEP através de mensagem de texto para o número 40199. Os avisos também são enviados por meio de grupos de comunicação por aplicativo, que pode ser acessado pelo link https://t.me/defesacivilpetropolis.

O Boletim Meteorológico atualiza a previsão do tempo para a cidade diariamente e pode ser acessado através deste link.

A Defesa Civil orienta que a população fique atenta aos alertas que podem ser emitidos ao longo do período. Em caso de emergência ligue 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir