Vítimas serão homenageadas em ato nesta terça, um mês após a tragédia em Petrópolis
Mobilização será na Praça da Águia, no Centro, às 16h. Organização também cobra ajuda para encontrar quatro desaparecidos
As vítimas da tragédia em Petrópolis serão homenageadas em ato nesta terça-feira (15) na Praça da Águia, no Centro da cidade, às 16h. A ideia é reunir a população para lembrar dos entes queridos e cobrar medidas preventivas no dia que completa um mês após o temporal que devastou a cidade.
Foto: Aline Rickly
Ao todo, foram confirmadas 233 mortes pela tragédia do dia 15 de fevereiro. Outras quatro pessoas continuam desaparecidas. A cidade tem mais de mil pessoas que estão desabrigadas ou desalojadas.
Sobre o ato
Durante o ato, vão participar parentes e amigos das vítimas, lideranças comunitárias e voluntários que ajudaram nas buscas pelos desaparecidos, além de toda a população atingida pela tragédia.
De acordo com os organizadores do ato, às 17h será lido um texto sobre o momento que a cidade vive atualmente. Em seguida, o microfone será aberto aos parentes das vítimas que quiserem fazer o uso da palavra.
Para às 18h estão previstos 233 segundos de silêncio pelas vítimas (mais ou menos 4 minutos). Neste momento, 233 cruzes serão pregadas no gramado da Praça da Águia. A ideia é passar a mensagem de que a tragédia e as vidas perdidas não serão esquecidas.
Durante o encerramento será cobrada ainda ajuda para as vítimas que seguem desaparecidas. São elas: Pedro Henrique Braga Gomes da Silva, de 8 anos; Heitor Carlos dos Santos, de 61 e Antônio Carlos dos Santos, de 56, que estavam nos ônibus arrastados para o rio pela correnteza. As buscas continuam também pelo corpo de Lucas Rufino, no Morro da Oficina.
Veja também
- Descarte indevido do lixo agrava situação das enchentes em Petrópolis
- #ConscientizaPetrópolis: o que fazer para prevenir desastres?
- Movimento SOS Petrópolis abre cadastro para voluntários que possam ajudar as vítimas da tragédia
- Evento online vai discutir formas de prevenir futuras tragédias em Petrópolis; saiba como participar
- Prefeitura diz que laudos das vistorias não são necessários para a solicitação do aluguel social; saiba como proceder
- Parentes de desaparecidos dos ônibus cobram ajuda de órgãos oficiais para continuar buscas: ‘Não podem ser esquecidos’
- Ônibus que emite documentos para desabrigados de Petrópolis passa a atender no Alto da Serra