Connect with us

Evento online vai discutir formas de prevenir futuras tragédias em Petrópolis; saiba como participar

Agenda

Evento online vai discutir formas de prevenir futuras tragédias em Petrópolis; saiba como participar

O encontro, aberto ao público, vai acontecer no dia 16 de março, data de aniversário de Petrópolis. A iniciativa é da “Rede de Resiliência”, idealizada pelos professores do Cefet/RJ, com a participação do MPRJ

“Formação de rede permanente na Região Serrana pela segurança humana e fortalecimento da resiliência comunitária”. Esse é o tema do 3º encontro do grupo, formado com o intuito de auxiliar as comunidades locais na prevenção de desastres naturais.

Foto: Reprodução Instagram @maridcrocha

O evento será online vai acontecer às 19h do próximo dia 16 de março, data de aniversário da cidade de Petrópolis, que foi fortemente impactada pelo temporal do dia 15 de fevereiro.

A Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro é cenário de eventos extremos, como inundações e deslizamentos de terra, com impactos diretos e graves para a população local. A gestão de riscos na região é um desafio para governos, sociedade de civil e comunidades.

Dessa forma, em dezembro de 2021, surgiu a proposta de criar uma Rede de Resiliência, idealizada pelos professores do Cefet/RJ Patrícia Souza Lima e Felipe Henriques (unidade Petrópolis) e Dacy Lobosco (unidade Nova Friburgo), com a participação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) por meio da procuradora de justiça Denise Tarin.

Objetivo da Rede

A Rede busca reunir profissionais, pesquisadores, membros de organizações da sociedade civil ou de NUDECs, e demais pessoas interessadas em atuar de forma integrada. O objetivo é priorizar ações preventivas e juntar esforços para diagnosticar, mapear, estabelecer métodos de ação e, assim, gerar resultados práticos na prevenção e mitigação de risco de desastres.

Como participar?

Os interessados em participar da Rede e de seus encontros e debates virtuais devem preencher o formulário “REDE – Prevenção e Mitigação de Desastres na Região Serrana do RJ – Cadastro Preliminar” até o dia 12 de março.

Para participar do encontro do dia 16 de março, é preciso também fazer inscrição prévia.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir