Connect with us

Petrópolis bate marca de 100 mil pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra Covid-19

Cidade

Petrópolis bate marca de 100 mil pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra Covid-19

Marco registrado nesta quinta-feira (17) traz esperança, mas número de pessoas que completaram o ciclo de imunização representa só 13,07% da população de Petrópolis

Petrópolis atingiu nesta quinta-feira (08/06) a marca de 100 mil moradores vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Destes, 40.085 compareceram para completar o ciclo de vacinação, recebendo a segunda dose do imunizante.

Em ato simbólico para lembrar a marca de um terço da população vacinada com a primeira dose, o prefeito interino Hingo Hammes e o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho entregaram um certificado ao feirante Edvaldo dos Santos, de 58 anos, morador da cidade de número 100 mil cadastrado junto à Secretaria de Saúde para a vacinação contra a Covid-19. “Esta pandemia não está sendo fácil. Estava muito preocupado e ansioso por este momento. É um alívio ser vacinado hoje”, disse Evaldo, que mora no Caxambu e há 30 anos trabalha com a venda de verduras e frutas na feira livre do Centro.

Foto Divulgação

O secretário lembra que a vacina é o principal instrumento no combate a pandemia, mas destaca que é fundamental que a população mantenha as medidas de prevenção para evitar a transmissão da covid-19.

“Estamos trabalhando para acelerar a vacinação na medida em que recebemos mais doses. Temos hoje praticamente um terço dos moradores da cidade vacinados, mas ainda é fundamental que cada petropolitanos colabore, usando máscara, higienizando bem as mãos, com água e sabão ou utilizando álcool em gel quando isso não for possível, e evitando as aglomerações”, destaca Aloisio Barbosa.

Embora o marco seja motivo de esperança e comemoração, o avanço da vacinação para novas faixas etárias ainda segue a passos lentos. Apenas 13,07% da população de Petrópolis está imunizada com as duas doses da vacina. O número é maior do que a média estadual e nacional, mas distante de ser um fator para as flexibilizações das medidas protetivas e volta à normalidade.

Foto: Andreia Constâncio

Em Petrópolis, a Secretaria de Saúde segue os critérios do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, com ampliação de faixas etárias sendo feita de acordo com a quantidade de doses recebidas pelo o Estado.

Nesta quinta-feira (17) a Secretaria Municipal de Saúde abriu cadastro para a vacinação de pessoas sem comorbidades a partir de 55 anos, que começam a ser vacinados nesta sexta (18). A partir de sábado (19) e domingo (20) será a vez dos rodoviários, que vão ser vacinados em um mutirão no Hipershopping Petrópolis, no Alto da Serra.

Os mutirões de vacinação têm o objetivo de acelerar a campanha nos grupos específicos já contemplados dentro do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. “Iniciamos com a Educação e agora estamos avançando para outros grupos e em paralelo seguimos vacinando os outros grupos e as pessoas sem comorbidades, que está sendo feita de forma escalonada. Atualmente estamos vacinando pessoas com mais de 57 anos. E seguiremos avançando conforme a chegada de mais vacinas”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Podem se cadastrar para a vacinação neste momento:

–  Pessoas a partir de 55 anos sem comorbidades

– Profissionais de Transporte Coletivo Rodoviário, motoristas de transporte escolar cadastrados junto a CPTrans e caminhoneiros (carteiras de habilitação C ou E) – maiores de 18 anos.

– Profissionais da Educação acima de 18 anos que atuam na Educação infantil (crianças de 0 a cinco anos) em Centros de Educação Infantil e em escolas que têm turmas da educação infantil e profissionais de Educação que atuam no ensino fundamental, médio e superior.

– Pessoas com comorbidades acima de 18 anos

– Trabalhadores da saúde com mais de 18 anos

– Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos

– Pessoas com autismo maiores de 18 anos

– Pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos.

– Pacientes renais crônicos em diálise com mais de 18 anos

– Pessoas com paralisia cerebral maiores de 18 anos

– Idosos com mais de 60 anos (aqueles que perderam o chamamento feito anteriormente)

*Gestante e puérperas com comorbidades acima de 18 anos (não precisam se cadastrar previamente e devem apresentar laudo indicando que estão aptas a receber a vacina). A vacinação de gestantes e puérperas maiores de 18 anos com comorbidades, está sendo feita com a aplicação da vacina CoronaVac. As doses do imunizante do Butantan destinadas a este público estão sendo aplicadas em dois pontos da cidade: no campus da UCP Benjamin Constant (Centro) e no Parque Municipal, em Itaipava.

*Profissionais que atuam  na limpeza pública maiores de 18 anos serão vacinados na sede da Comdep, sem que seja feito agendamento prévio.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir