Connect with us

Novo decreto suspende barreiras sanitárias em Petrópolis 

Cidade

Novo decreto suspende barreiras sanitárias em Petrópolis 

Paralelamente, cresce número de denúncias de ônibus lotados e aumento expressivo de pessoas que circulam na cidade

A Prefeitura de Petrópolis suspendeu as barreiras sanitárias e flexibilizou ainda mais as medidas de restrições devido à Covid-19 em decreto publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (15). Todas as medidas restritivas e flexibilizações deste documento passam a valer a partir de hoje (16), com validade até o dia 30 de junho.

Paralelamente às medidas adotadas pela prefeitura, cresce o número de denúncias sobre aumento expressivo de pessoas em circulação na cidade e de aglomerações em ônibus, bares e restaurantes.

Barreiras sanitárias no pórtico de Petrópolis – Foto: Breno Carvalho / Agência O Globo

Entre as medidas autorizadas pelo novo decreto estão: permissão do funcionamento das áreas de lazer dos condomínios e clubes; funcionamento facultativo de pontos turísticos, clubes esportivos e realização de cerimônias de casamento. Além disso, bares passam a poder funcionar até as 23h59, como já havia sido liberado para os restaurantes.

De acordo com a prefeitura, as novas flexibilizações são baseadas nas notas técnicas da Secretaria de Saúde, que apontam redução na taxa de ocupação dos leitos das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) — hoje em 41% no SUS. Além disso, o quantitativo de imunizados do município, que se aproxima de 100 mil pessoas vacinadas com a 1ª dose, foi outro fator apresentado pelo governo para as flexibilizações.

Limite de pessoas nos estabelecimentos e toque de recolher são mantidos

O decreto publicado pelo município reconhece que o país enfrenta o pior momento da crise sanitária provocada pela Covid-19 e mantém medidas de proteção como a proibição da circulação de pessoas nas vias, áreas e praças públicas das 0h às 5h; o limite de pessoas nos estabelecimentos, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m; a proibição do funcionamento de boates, danceterias, salões de dança, casas de festa, pistas de danças e similares e a venda de bebida alcoólica nas lojas de conveniências dos postos de gasolina, para consumo no local.

Cidade continua registrando óbitos por Covid-19

Embora tenha sido registrada queda nas ocupações de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por Covid-19 em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), a confirmação de óbitos pela doença em Petrópolis ocorre diariamente e é divulgada por meio de um boletim epidemiológico.

Só nos 13 primeiros dias de junho foram confirmados 41 óbitos por Covid-19 na cidade. No mês passado foram 163. Desde o início da pandemia, 1.252 pessoas morreram vítimas da doença em Petrópolis. Outros 18 casos aguardam confirmação.

A cidade registra, inclusive, o rejuvenescimento da pandemia, que está ocorrendo em todo o país, com crescimento do número de óbitos de pessoas mais jovens, como da faixa etária de 20 a 39 anos.

Só em 2021 morreram 37 pessoas dessa faixa de idade, segundo dados do painel de monitoramento da Covid-19, sendo que quatro desses óbitos ocorreram esse mês. Os dados são divulgados pela própria Secretaria de Saúde do Município.

Veja também: Confira quais parques e pontos turísticos estão abertos em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir