Filme sobre as tragédias de Petrópolis será lançado em 2025
Produtora do longa metragem realiza campanha de arrecadação para quitar os custos; saiba como ajudar
Um assunto que, infelizmente, atinge todos que vivem em Petrópolis são as tragédias climáticas. E pensando em dar luz à este tema, a produtora Engenhoca Filmes, o Instituto TJNS e a ARCADIA Produções lançarão, no primeiro semestre de 2025, o longa metragem “Serra Acima”.
Foto: Mariana Rocha
O projeto visa investigar as desigualdades socioambientais e étnicas em Petrópolis, destacando o papel de povos negros e indígenas na construção do Brasil, e como sua marginalização histórica moldou o desenvolvimento urbano e ambiental do país. Usando as chuvas intensas como ponto de partida, o filme discute habitação e ocupação, revelando injustiças históricas agravadas pelas crises climáticas.
Sobre a produção
“O Serra Acima é mais que um documentário, é uma ferramenta de educação e comunicação climática, de luta por adaptação e reparação, e de preservação de memórias historicamente invisibilizadas. Promovemos um diálogo essencial sobre adaptação climática, unindo sociedade civil, poder público, empresas e terceiro setor para construir coletivamente. Um trabalho que investiga a trajetória socioambiental do Brasil, enquanto revela a história que a história oficial não conta”, comenta Beatriz Ohana, diretora e roteirista do longa.
Foto: Mariana Rocha
Além de ativistas e técnicos do Ministério do Meio Ambiente, Greenpeace, Casa Fluminense, Coalizão O Clima é de Mudança e outros especialistas, o filme traz entrevistados que compartilham suas realidades e territórios.
Campanha de arrecadação
O documentário, que já passou por toda a etapa de filmagens ao longo de agosto e setembro deste ano, foi selecionado em primeiro lugar no Edital de Produções Audiovisuais da Lei Paulo Gustavo em Petrópolis em 2023 e recebeu um recurso de R$ 100.000,00.
Foto: Mariana Rocha
“Porém, construir um longa-metragem com qualidade técnica, qualidade de linguagem, de pesquisa e de impacto é uma empreitada custosa. Por isso, a Engenhoca Filmes lançou uma campanha de arrecadação que surgiu da necessidade imediata de levantar o valor de R$ 36.500,00, garantindo que os custos de produção do filme sejam quitados”, relata Beatriz.
A campanha ficará disponível no site da Benfeitoria até o dia 19 de novembro e pode ser apoiada clicando aqui. Saiba mais em @engenhocafilmes.